Vera de Barros tinha acabado de voltar de Anastácio e acredita que a serpente tenha vindo de carona no motor do carro.

Dona de casa encontra serpente no quintal da residência no Nova Lima
Falsa-coral foi flagrada pelos cães da dona da casa, no Nova Lima. / Foto: Divulgação

Uma serpente da espécie falsa-coral foi capturada no quintal de condomínio no bairro Nova Lima, ontem à noite. A suspeita é que o animal tenha vindo de Anastácio, município 135 quilômetros distante de Campo Grande, "de carona" no motor do carro da proprietária da casa.

A gráfico Vera de Barros Veiga, 56 anos, conta que tinha acabado de chegar de viagem com a companheira, depois de passar o feriado de Natal com o irmão em Anastácio. Elas retiraram a bagagem, entraram em casa e, depois, a vizinha foi visitá-las.

Logo em seguida, os cachorros começaram a latir. Perto do carro, no quintal, ela viu a serpente. “Ela estava em pezinha, pronta para dar o bote”, disse Vera.

Um vizinho e o síndico do condomínio conseguiram pegar a serpente enquanto aguardavam a chegada da PMA (Polícia Militar Ambiental). Os policiais constataram ser espécie Lampropeltis triangulum (falsa-coral), que não é peçonhenta.

Vera acredita que a serpente tenha vindo de carona no motor do carro, já que a vizinha estava cuidando da casa e, até aquele momento, os cachorros não tinham latido daquela maneira. “Como aconteceu pouco depois que a gente chegou, eu acho que ela veio com a gente”, ri, explicando que o irmão mora em área próxima do rio.

Segundo assessoria da PMA, a teoria tem fundamento já que as serpentes gostam de buscar esconderijo em lugares aquecidos.

A serpente foi colocada em uma caixa de contenção e encaminhada ao Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres.