Mandetta embarcou na sexta e Nelson Trad está no avião com o presidente.

Dois de MS acompanham Bolsonaro em Nova York
Senador Nelson Trad Filho faz parte da comitiva presidencial rumo aos EUA. / Foto: Divulgação

Dois de MS estarão acompanhando o presidente da República Jair Messias Bolsonaro em Nova York, durante a 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas. O senador Nelson Trad Filho (PSD) e o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM).

O presidente Jair Bolsonaro viajou hoje (23) para Nova York, nos Estados Unidos, porém, apenas a esposa de Bolsonaro, Michelle Bolsonaro, o filho, deputado federal Eduardo Bolsonaro, o senador Nelson Trad, os ministros Ricardo Salles (Meio Ambiente) e Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e uma indígena de nome Ysani Kalapalo estão no avião com Bolsonaro. A comitiva presidencial partiu da Base Aérea de Brasília por volta das 7h e a chegada está prevista para as 14h55.

Nesta terça-feira (24), Bolsonaro tem encontro confirmado com o secretário-geral da ONU, António Guterres. No mesmo dia, acontece seu pronunciamento na Assembleia Geral. Tradicionalmente, cabe ao presidente do Brasil fazer o discurso de abertura, seguido do presidente dos Estados Unidos.

Não estão previstos encontros bilaterais com outros chefes de Estado. A previsão é que o presidente embarque de volta ao Brasil já amanhã a noite.

A agenda também inclui, segundo o Palácio do Planalto, um encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mas ainda não há detalhes sobre a agenda.

De acordo com o Nelson Trad, que também é presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa do Senado, Ysani Kalapalo é da Reserva Parque Indígena do Xingu e terá lugar de destaque no momento mais importante da viagem: vai ocupar uma das cadeiras da bancada do Brasil quando Bolsonaro for discursar na ONU. 

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta embarcou para os Estados Unidos da América (EUA) na última sexta-feira (20).