
Na tarde de hoje, por intermédio da Direção do DOF, reuniram-se diversos órgãos ligados ao conflito indígena instalado na região de Antônio João desde o último dia 22, após invasão da fazenda Primavera por índios da Aldeia Marangatu, para deliberarem sobre possíveis soluções para o impasse, visando minimizar os prejuízos causados tanto a produtores quanto aos indígenas.
A reunião ocorreu no prédio do Ministério Público Federal em Ponta Porã, sob a coordenação do Diretor do DOF Coronel Ary Carlos Barbosa, com a participação do Diretor da FUNAI Elder Paulo Ribas, o Delegado da Policia Federal Bruno Maciel e o Delegado Regional de Policia Civil de Ponta Porã Clemir Vieira Junior, bem como representantes dos produtores rurais das fazendas invadidas.
O tema principal foi as últimas invasões das Fazendas Fronteira, Cedro, Barra, Piquiri, Morro Alto, Brasil e Ita-Brasília, e como institucionalmente poderiam ser minimizados os prejuízos dos índios e dos produtores na região, ficando a princípio marcada uma vistoria nas fazendas supostamente invadidas afim de verificar as condições das físicas das fazendas e do gado, para posteriormente ser montado um organograma para retiradas de mobiliários e do gado. Essa proposta deverá ser levada pela FUNAI aos indígenas.
Amanhã pela manhã, representantes da bancada federal, deputados estaduais, bem como secretários de governo e o Diretor do DOF estarão em Antônio João, para discutirem junto a produtores e indígenas possíveis caminhos para solução do conflito.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!