Homem estava escondido em mata desde domingo e foi localizado em Antônio João com a foice usada no crime; outros dois envolvidos já haviam sido detidos.

DOF prende terceiro autor de latrocínio contra professor em aldeia de Bela Vista

Policiais militares do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) prenderam na manhã desta quinta-feira (24) o terceiro suspeito de envolvimento no latrocínio (roubo seguido de morte) do professor Anderson Gomes Lopes Machado, de 24 anos. O crime ocorreu na madrugada do último domingo (20) na Aldeia Pirakuá, em Bela Vista.

O suspeito foi encontrado escondido em uma área de mata fechada, de difícil acesso e com morraria, já no município de Antônio João. Ele estava foragido desde o dia do crime, quando as diligências para sua captura foram iniciadas. Com ele, os policiais apreenderam a foice utilizada para matar o professor, a chave da motocicleta da vítima e as chuteiras que ele usava no momento do crime.

As buscas pelo autor foram intensificadas após o DOF receber informações sobre o crime por meio de lideranças da aldeia e do Ministério dos Povos Indígenas. Durante os quatro dias em que esteve foragido, o indígena ainda ameaçou outros moradores da comunidade, que estavam assustados com a crueldade do assassinato e com a sua presença na região, relatando um histórico de violência e ameaças praticadas pelo suspeito.

Os outros dois envolvidos no latrocínio já haviam sido detidos. Um deles foi preso pelo próprio DOF na quarta-feira (23), enquanto o outro foi detido no mesmo dia por lideranças da aldeia.

O autor preso nesta quinta-feira será encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Bela Vista para os procedimentos legais. A ação do DOF faz parte do Programa Protetor das Fronteiras e Divisas, uma parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

DOF prende terceiro autor de latrocínio contra professor em aldeia de Bela Vista