DOF “desmonta” esquema de abigeato na região de Nova Andradina

Desde as primeiras horas da última sexta-feira (23), uma das equipes operacionais do DOF (Departamento Operações de Fronteira) realizou uma operação para desarticular um grupo suspeito de furto de gados e receptação, em Nova Andradina, onde sete pessoas foram encaminhadas a Delegacia de Polícia para prestarem esclarecimentos. Um veículo com restos de gado abatido, pertencente a um garagista com loja de compra de venda de veículos em Nova Andradina, que também foi encaminhado à Delegacia.

Os policiais faziam o policiamento itinerante de fronteira na cidade de Tacuru/MS, distante cerca de 320Km de Nova Andradina, sendo informados de um esquema de furto de gado onde foi descoberta da participação de pessoas da região de Nova Andradina e Anaurilândia, sendo este o “fio da meada” para desarticular o grupo, onde além do funcionário da fazenda onde foi furtado o gado e o garagista, um contador que teria “esquentado” a notas para abater o gado num frigorífico em Nova Andradina, também está entre os suspeitos. Até o motorista que buscou o gado com um caminhão na estância foi levado para prestar esclarecimentos.

  O furto ocorreu, segundo o proprietário da estância, de 60 anos, em sua propriedade localizada no município de Anaurilândia, onde teve 14 cabeças de gado furtadas. O crime aconteceu entre a tarde de quarta-feira (21), e a madrugada desta quinta-feira (22).

Segundo relatos da vítima a polícia, os criminosos quebraram três correntes das porteiras para terem acesso ao gado e usaram seus dois cavalos para apartar os animais subtraídos. A vítima acredita que provavelmente o fato se deu no período da tarde, uma vez que os ladrões escolheram os gados mais pesados. 

Ainda de acordo com a vítima, os autores conheciam o local de embarque, onde é necessário um conhecimento específico, pois tem um atoleiro, e os animais foram embarcados perfeitamente, sem nenhum problema. O rastro deixado no local é de um possível caminhão toco (dois eixos).

O esquema criminoso começou a cair após informações de que José Carlos estaria procurando outras duas pessoas para embarcar um gado na região de Anaurilândia no último dia 21, comentou em bares da cidade que iria carnear uma novilha para as festas de final do ano. Como o suspeito não tinha gado, os policiais foram na residência dele, onde foi localizado com 15 quilos de carne bovina fresca, onde relatou aos policiais, que a carne era produto de uma res abatida por Eleonel dos Santos, dono de uma garagem na cidade, a qual foi repassada por José Carlos a Eleonel para que fosse carneada meio a meio.

Questionado sobre a procedência, José Carlos disse aos policias que era produto de furto do sítio da vítima de 60 anos, onde foram subtraídas 11 cabeças de gado. Ele ainda disse que acertou o furto do gado com Eleonel, afirmando que iriam furtar cerca de 50 cabeças de gado, sendo que o valor de R$ 7 mil seria repassado a José Carlos, em dinheiro ou em um veículo da garagem do Eleonel Santos. José Carlos também informou que outras pessoas desconhecidas foram contratadas por Eleonel para recolher o gado na propriedade da vítima, onde no dia 21, por volta das 6h, um deles foi pego em frente a garagem do Santos e de GM/Monza, foram até ao sítio, cortaram os cadeados e correntes de acesso e recolheram o gado num caminhão que seria levado por Santos.

O furto do gado, como consta no boletim de ocorrência, teria sido planejado por Eleonel, onde José Carlos, disse que Santos sabia que o gado furtado não tinha nota, mas que iria “tirar a nota” e mandar o gado para o Assentamento Teijin.

Após embarcar 11 cabeças de gado, o suspeito José Carlos disse que voltou para Nova Andradina, onde recebeu R$ 2 mil em cheque e o restante receberia depois, mas não sabia que o gado tinha sido abatido num frigorífico de Nova Andradina.

Depois dos fatos, a equipe do DOF foi até a residência de Eleonel, onde levou a equipe até sua chácara localizada às margens do anel viário da MS-134, onde havia abatida uma res furtada. Na residência do filho do garagista foi encontrado 40 quilos de carne, mas alega não saber que era produto de furto.

Na chácara do suspeito, os policiais encontraram enterrados os restos da res abatida, com a marca vítima no couro do animal.

Todos os envolvidos no esquema de furto de gado, foram encaminhados a delegacia de Nova Andradina, sendo José Carlos e Eleonel autuados em flagrante pela prática do Abigeato.

DOF “desmonta” esquema de abigeato na região de Nova Andradina
DOF “desmonta” esquema de abigeato na região de Nova Andradina