Pedido para o município pode ser feito de três formas

O trânsito de Campo Grande está em constante mudança diante do aumento no fluxo de veículos, lentidão em alguns pontos e novas obras. Logo, se você percorre as ruas do seu bairro e observa a necessidade de alterações ou reforço na sinalização, há três formas de solicitar melhorias para a prefeitura.
Apesar de parecer irrelevante para alguns, a sinalização de trânsito tem impacto diário na vida do campo-grandense. Além disso, uma sinalização adequada não se restringe a uma placa de “Pare” ou indicadores de velocidade máxima. Ter o sinal conforme a regulamentação do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) permite menos riscos de acidentes e fluidez no trânsito.
Contudo, para seguir com a solicitação de análise da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), é necessário observar qual a melhoria desejada para a rua, por exemplo, instalação de placas sinalizadoras, faixa de pedestre ou semáforo.
Exemplos de sinalização:
Instalação de faixa de pedestre;
Instalação de sinalização de vagas especiais;
Instalação de sinalização de carga/descarga;
Instalação de placa nova;
Instalação de fiscalização eletrônica;
Revitalização de sinalização horizontal e vertical.
Como solicitar?
Segundo a Agetran, todas as solicitações são analisadas por uma equipe técnica da pasta para verificar a viabilidade de cada solicitação. Há três formas de solicitar melhorias ou intervenções de sinalização, ou alterações nas vias urbanas. Confira-as a seguir.
Pessoalmente
O morador pode ir pessoalmente à sede da Agetran e solicitar análise no trânsito. É necessário estar com anotações do endereço e tipo de sinalização desejada. A sede da Agetran fica na Avenida Gury Marques, 2395, no Bairro Universitário. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h.
Telefone
A Prefeitura disponibiliza o canal da Coordenadoria-Geral de Atendimento ao Cidadão, pelo telefone 156. O número permite o registro de reclamações e denúncias referentes aos serviços públicos municipais. Ao acionar o serviço, atendentes realizam triagem e identificam a qual órgão competente a demanda deverá ser encaminhada – em alguns casos, é gerado um protocolo, pelo qual o cidadão poderá acompanhar os encaminhamentos de seu pedido.
Aplicativo
A Prefeitura também registra informações pelo aplicativo Fala CG, gerenciado pela Ouvidoria Municipal. Ao clicar no ícone “obras e serviços”, os usuários poderão anexar uma foto que será encaminhada com a sua geolocalização, o que facilitará que as equipes da Prefeitura solucionem a demanda.
Trecho ganhou nova pintura e árvores nos arredores foram podadas para facilitar a visão. (Helder Carvalho, Jornal Midiamax)
Mudanças recentes
Uma das mudanças recentes, após repercutir nas redes sociais, foi a nova pintura em um quebra-molas na Avenida Duque de Caxias. A situação ganhou destaque após um vídeo viralizar e mostrar carros ‘rampando’ no local. A via estava sinalizada com duas placas, mas a sombra de árvores e a falta de uma pintura visível no asfalto dificultava a visão dos motoristas.
Também neste ano, um ponto de ônibus foi realocado de lugar após ser alvo de críticas por “causar” acidentes no cruzamento da Avenida Ceará com a Rua das Garças. Para os condutores, principalmente em horários de pico, condutores furam o semáforo e tentam ultrapassar ônibus que param no ponto de embarque e desembarque da avenida.
Na época, a pasta ressaltou que estudou uma forma de minimizar os problemas apresentados na via. No entanto, foi constatado que a principal causa das dificuldades é o desrespeito às leis e sinalizações de trânsito.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!