Dicas para instalar o ar-condicionado do modelo split
Os modelos modernos de aparelhos são divididos em duas partes. / Foto: Divulgação / Submarino

O calor excessivo do mês de janeiro não tem deixado outra saída para quem está em casa, a não ser ligar o aparelho de ar-condicionado. Se você sempre quis comprar um do tipo split, mais moderno, mas estava em dúvida porque não queria gastar dinheiro com a instalação, saiba que pode aprender a instalá-lo sozinho.

O split é dividido em duas partes: uma que fica dentro da casa — chamada de evaporadora, de onde sai o ar — e a outra, que fica do lado de fora — a condensadora, onde o ar é tratado. Para instalá-lo, é preciso observar a estrutura que ele precisa, escolher a capacidade exata do aparelho e definir em que local da casa ficará.

O blog 100 pepinos (100pepinos.com.br) dá algumas dicas. É preciso lembrar que o split é ligado por tubos e fios até a outra parte do aparelho. Então, quanto mais perto elas ficarem, menor será o custo com tubos e com mão de obra. Para a infraestrutura que liga as duas partes do aparelho, são usados tubos em cobre ou alumínio, com espessuras adequadas à carga térmica que você escolher.

Em relação ao tipo de material, o que é necessário para a instalação do aparelho de ar condicionado do modelo split?

Além dos tubos em cobre ou alumínio, é preciso tubulação com fiação elétrica, com cabos dimensionados conforme a carga do condicionador e um disjuntor exclusivo para cada aparelho de ar, além de tubos de PVC para a drenagem da água, ligados à rede pluvial da casa.

Há diferença na instalação se a casa ainda estiver em obra?

Se você estiver construindo e for instalar o aparelho de ar-condicionado, passe os três tipos de tubos (PVC, cobre e alumínio), além da fiação elétrica, nas paredes prontas, no mesmo momento em que o encanador estiver fazendo a instalação hidráulica e em que estiverem sendo colocadas as caixinhas para as tomadas e os interruptores. Se sua casa estiver pronta e você decidir instalar o split, será preciso quebrar passagem para os tubos na parede, no contrapiso ou embutir no forro de gesso. Mas, se sua casa for de alvenaria estrutural, não quebre as paredes: deixe as tubulações aparentes ou passe-as pelo forro.

Como saber se o aparelho que quero comprar dará conta de refrigerar todo o ambiente?

Para calcular a capacidade do ar split é necessário saber a área do ambiente e se ele recebe sol de manhã ou da tarde. Observe o número de BTUs — sigla para Unidade Térmica Britânica. É é essa quantidade que determina qual será a potência de refrigeração de seu ar condicionado. Assim, cômodos menores, como quartos, muitas vezes vão receber um split com menor capacidade.

Que cuidados devo ter para fazer a instalação?

Evite instalar o split em locais da casa em que a tubulação do ar-condicionado interfira nas instalações elétricas ou nos tubos de água e esgoto, para não ter problemas.