A Agência Pública verificou o que é mentira nessa história.

Diamante? Fakes sobre a pedra preciosa encontrada na Amazônia
/ Foto: Reprodução

Um vídeo onde moradores do Amazonas colocam uma grande pedra preciosa dentro de uma caminhonete anda circulando as redes sociais. No vídeo um grupo de homens colocam a pedra com ajuda de cordas que são amarradas por toda ela.

A legenda que circula com o vídeo é: “Pedra preciosa com 2 toneladas e meia q já estava em uma ONG se preparando para viajar. Exército invadiu apreendeu esse tesouro agora pertence ao Brasil rito, isso a Globo não mostra!”. A pedidos dos internautas, a Agência Lupa e o Yahoo Notícias fizeram a verificação das informações.

A primeira comprovação é de que não existe participação militar no vídeo. Por meio de nota para os veículos, o Centro Comunicação Social do Exército firma que “desconhece totalmente os fatos mencionados no referido vídeo”.

Outra das informações falsas é o tipo de preciosidade que foi encontrada, na legenda foi divulgada que um diamante estava sendo transportado, mas segundo as apurações da Agência Pública, o maior diamante já encontrado foi o  Diamante Cullinan. Ele foi foi encontrado em 1905, na África do Sul, e pesava menos de um quilo, 621,35 gramas.