Diabetes é a sétima maior causa de morte. Confira orientações

O diabetes foi escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como tema do Dia Mundial da Saúde de 2016, celebrado hoje com o lema "Vencer a Diabetes". A entidade prevê que até 2030, o diabetes será a sétima maior causa de morte em todo o planeta. Atualmente, 420 milhões de pessoas têm a doença.

O objetivo principal da campanha é conscientizar as pessoas com relação ao crescimento do diabetes, suas causas e consequências e incentivar atividades que visam à melhoria da saúde.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) mais de 16 milhões de brasileiros adultos (8,1%) sofrem de diabetes e a doença mata 72 mil pessoas por ano no Brasil.

A OMS alerta para o peso e as consequências do diabetes e defende a existência de sistemas de saúde mais sólidos, que assegurem uma melhor vigilância, prevenção e uma gestão mais efetiva do diabetes.

De acordo com a Organização, 422 milhões de adultos em todo o mundo viviam com diabetes em 2014, quatro vezes mais do que em 1980.

A prevalência da diabetes quase duplicou de 4,7% para 8,5% da população adulta, o que reflete um aumento dos fatores de risco associados, como o excesso de peso, a obesidade e a inatividade física.

No Brasil, a prevalência da diabetes é de 8,1%, ligeiramente abaixo da média mundial, e é maior nas mulheres (8,8%) do que nos homens (7,4%).