Optar por adotar um animal é uma das atitudes mais importantes para diminuir o número de gatos abandonados.

O Dia Mundial do Gato, comemorado ontem, 17 de fevereiro, foi marcado por homenagens dos tutores aos seus animais queridos. Nesta data foi promovido um alerta sobre os cuidados com a espécie, pois saúde dos gatos é garantida no dia a dia. Eles precisam ser vacinados, vermifugados, receber uma alimentação adequada e ter um ambiente em que possam brincar e descansar.
"No século XIX, arqueólogos descobriram mais de 300 mil múmias de gatos num cemitério em Tall Bastah, cidade no delta do rio Nilo onde ficava o principal templo da deusa Bastet. Os gatos são animais muito antigos, assim como a própria magia. Os felinos sempre foram exaltados, os egípcios dedicavam tamanha veneração aos gatos que costumavam raspar as sobrancelhas em sinal de luto quando um gato de estimação morria", relata Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News (www.revistaecotour.news).
A população de gatos no Brasil só vem crescendo. Hoje, são 23 milhões e a expectativa é ultrapassar 30 milhões até 2022, registrando a segunda maior população de pets do mundo, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação. A Cencosud Brasil, que reúne as redes GBarbosa, Prezunic, Bretas, Perini e Mercantil informa que venda de alimentos para gatos representa cerca de 33% do segmento de alimentos para pets.
"No início de 2017, somente 10% dos lares tinham três gatos em casa. Mas, de um ano para cá, o mesmo levantamento mostrou que a porcentagem subiu para 16%. A grande proporção ainda são os felinos filhos únicos, que representam 65% dos lares, seguidos dos que possuem apenas um irmão ou irmã com 19%", explica José Nilton de Paula, gerente de produtos pets da Cencosud Brasil.
Estes animais não vivem em bandos e também não necessitam de um líder. Há quem diga que os gatos se apegam ao local e não ao tutor. Isso é mito, pois os felinos têm muito afeto pelo seu tutor e podem até ficar doentes se ficarem muitos dias longe de quem amam.
"Os gatos domésticos apresentam um hábito alimentar de ingestão lenta. Fisiologicamente, são animais que tem o hábito de ingerir pouco líquido, por isso, precisam de estímulo, como água sempre fresca e corrente", enfatiza Vininha F. Carvalho.
Apesar de não terem uma visão capaz de distinguir muitas cores, eles são capazes de detectar qualquer movimento. Isto também é reflexo do campo de visão dos gatos, que é de 200°. O do ser humano é de 180°. Tal característica permite que o animal tenha uma visão panorâmica mais ampla.
O gasto médio com alimentação para gatos é de R$ 189 por mês, segundo dados do SPC Brasil e da CNDL. Os produtos que registram o maior crescimento de venda no último ano são as rações úmidas, com 12,5%; seguidos dos snacks, com aumento de 8,1%. A atenção que as famílias têm com a alimentação saudável, cuidado com a saúde e bem-estar dos animais é colocado sempre em primeiro lugar. A pesquisa mostra, ainda, que 33% dos donos de pets optam por itens que vão além do básico, e 21% nunca deixam de comprar algo para seus animais de estimação por falta de dinheiro. Um gato, em média, consome 71 gramas de ração por dia.
Para contribuir com a economia familiar, a Cencosud realiza sempre nos meses de Abril e Agosto o Festival Pet, com descontos em todos os produtos para gatos, além de ações de compre e ganhe e a realização de uma feira de adoção em algumas unidades dos supermercados.
"Optar por adotar um animal é uma das atitudes mais importantes para diminuir o número de gatos abandonados e sujeitos a maus tratos em todo o país. Mas, é fundamental que a adoção seja responsável e ofereça os cuidados básicos para assegurar o bem-estar do animal", conclui Vininha F. Carvalho.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!