Detentas vão produzir perucas para mulheres com câncer
Reunião acerta detalhes para implantação do programa. / Foto: Divulgação Agepen

Detentas do EPFIIZ (Estabelecimento Penal Feminino, Irmã Irma Zorzi), em Campo Grande, irão trabalhar com a confecção de perucas, que serão destinadas a mulheres que fazem tratamento contra o câncer. A iniciativa é parceria entre a Agência Estadual de Administração Penitenciária, o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul e o Hospital de Câncer.

A proposta desta ação é o mútuo resgate da autoestima das apenadas e também de mulheres que perderam o cabelo devido a quimioterapia (tratamento realizado contra o câncer).

O Conselho da Comunidade de Campo Grande fornecerá o maquinário e materiais para a produção, além do curso para as detentas.

O diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia, considera a iniciativa “muito positiva”, pois dá às presidiárias uma “ocupação produtiva”.

Segundo a diretora do EPFIIZ, Mari Jane, o presídio deverá ficar responsável em obter um instrutor para ensinar as reclusas a confeccionarem as perucas de cabelo natural. Além do aprendizado, o trabalho garantirá remição de pena para detentas, conforme a Lei de Execução Penal.

Não há data prevista para o início do projeto, conforme Mari Jane, devido a ainda não ter encontrado um profissional habilitado para ministrar o curso de confecção de perucas.