De acordo com a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), o objetivo é proporcionar meios de profissionalização.

Detentas aprendem a confeccionar bonecas de pano através de projeto em presídio de MS

No total, 15 reeducandas do Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi” (EPFIIZ), em Campo Grande (MS) participam da oficina, que será realizada a cada dois meses. Dentre as técnicas que estão sendo transmitidas, estão a montagem de corpo, linha de produção, modelagem da roupa, cabelo e o rosto da boneca.

A artesã Sherry Maia é a responsável por ensinar as técnicas, especialista há mais de 11 anos na área ela decidiu dividir seu tempo e conhecimento com as detentas. Atuando de forma voluntária na unidade prisional, ela revela que a disseminação das técnicas de confecção de bonecas para as mulheres em situação de prisão tem como objetivo levar empoderamento.

“Eu venho aqui e ensino a técnica e o dom vem depois; a ideia é que elas sejam multiplicadoras desse conhecimento, que pode ser usado como fonte de renda também”, enfatizou.
 
A iniciativa foi realizada pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio da Divisão de Assistência Educacional, juntamente com a direção do presídio.

Entusiasmada e atenta a cada detalhe, a interna Roseli Leite, 38 anos, se concentra para aprender tudo que está sendo passado durante a oficina. Ela teve seu primeiro contato com a arte da costura dentro do presídio e hoje confecciona crochês, tapetes, bolsas, entre outros.

“Aqui somos uma família, uma ensina a outra, vamos superando juntas as dificuldades e aprendendo cada vez mais”.

De acordo com a chefe do setor de artesanato do EPFIIZ, Michele Fruhauf, a intenção é que as internas continuem a confecção das bonecas até a próxima oficina, para praticarem tudo que aprenderam.