Desperdício de água em MS chega a 33%, aponta ministério

Especialistas alertam para a necessidade do uso dos recursos hídricos de forma consciente em Mato Grosso do Sul. O desperdício de água no estado, por fatores como vazamentos e ligações clandestinas, chega a 33%, segundo informações do Ministério das Cidades.

Segundo o diretor-presidente da empresa de saneamento de Mato Grosso do Sul, José João Fonseca, não há risco de faltar água na capital sul-mato-grossense.

No entanto, o especialista em recursos hídricos, Felipe Dias, destaca a importância de economizar água.

Segundo a concessionária de água de Campo Grande, são utilizados, em média, seis bilhões de litros de água por mês, sendo que 40% do recurso hídrico vem do córrego Guariroba, 16% do córrego Lageado e os outros 44% de 150 poços artesianos espalhados pela cidade.

Ainda segundo a concessionária, o nível dos reservatórios da capital sul-mato-grossense estão estáveis. Nos últimos cinco anos, o consumo de água por domicílio caiu 1,81% na capital sul-mato-grossense.

No estado, os municípios da região leste já sofrem com a estiagem. A navegação em alguns pontos do rio Paraná, que banha a cidade de Três Lagoas, já está prejudicada.