Pausa de 24h e sono tranquilo durante à noite ajudam no equilíbrio da saúde.

Descanso é essencial para manter o rendimento físico e a saúde mental
Dormir também ajuda no treino. / Foto: Divulgação

Um dos pontos mais importantes na prática de atividades físicas é o descanso. Pode parecer exagero, mas esperar ao menos 24h entre um treino e outro, além de priorizar uma boa noite de sono são fundamentais para conquistar o resultado esperado. 

“O descanso é essencial para manter a recuperação dos estímulos e o equilíbrio do organismo”, explica o profissional de educação física, professor e personal trainer, Geovany Rafael Bisol. 

O professional ressalta que sem o descanso necessário há perda no rendimento físico e até mental. “Quando não há um processo de recuperação adequado e com as horas de sono suficientes, temos a perder em rendimento tanto físico como mental. Isso pode facilitar a promoção de uma imunossupressão, que ocasiona em uma maior facilidade de contrair alguns vírus, como gripes e resfriados”, frisa.

A falta de um sono e descanso adequados também pode levar a distúrbios alimentares, como obesidade, desencadeando diabetes, quadros de hipertensão, ansiedade, além do aumento de radicais livres, que aceleram o processo de envelhecimento”, pontua. 

O jeito é seguir a “tríade perfeita”, afirma. “Uma boa alimentação, realizar atividade física frequente e ter um bom descanso pra equilibrar o organismo”, complementa. 

Geovany explica que não há contraindicações em relação ao período da atividade física. “Isso depende muito da pessoa. Há indivíduos que se sentem melhor em treinar à noite e após o treinamento com a liberação da endorfina conseguem dormir até melhor. A pessoa deve encontrar o seu melhor horário para praticar a atividade física, seja ela em qualquer período. Eu, por exemplo, rendo melhor se faço exercício entre às 10h e 16h. Há pessoas que gostam mais às 5h ou 6h da manhã”, frisa. 

Segundo o profissional, o importante é fazer. “Com intensidades mais leves a moderadas normalmente 24h já são suficientes.  Com intensidades maiores aí aumenta pra umas 48h na média”, indica.