Os parlamentares alegam que mesmo com a obra de duplicação parada, os pedágios continuam sendo cobrados

Deputados esperam acordo em Brasília para retomada de obra da BR-163
Deputados Felipe Orro (PSDB), Lídio Lopes (Patri) e Marçal Filho (PSDB), durante sessão / Foto: Assessoria/ALMS

Os deputados estaduais esperam um acordo ou solução sobre o impasse na obra de duplicação da BR-163, que está parada em Mato Grosso do Sul. A empresa responsável pelo projeto, a CCR MSVia, quer uma revisão e mudança no contrato para prosseguir. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) vai cobrar uma posição do TCU (Tribunal de Contas da União) sobre o tema, em Brasília.

Para José Carlos Barbosa (DEM) a duplicação está se tornando uma “novela”, já que a obra não está andando, apesar dos pedágios continuarem em vigor. “A empresa alega que houve na época da concessão um superdimensionamento do número de veículos que iria trafegar pela rodovia, mas enquanto não há um entendimento, o cidadão continua pagando imposto”.

Marçal Filho (PSDB) espera que esta cobrança do governo, em reunião no TCE, possa trazer novos resultados ao impasse. “O Estado não pode ficar refém desta situação, se assumiu o projeto e começou a duplicação, não pode parar no meio do caminho”. Ele espera que haja um acordo, ou que sejam feitas medidas duras contra empresa.

Herculano Borges (SD) torce por uma “solução urgente” sobre o caso, para que a obra de duplicação retorne o quanto antes. “O governador está fazendo sua parte, que é buscar uma solução, já que a obra é importante para o Estado”.

Lídio Lopes (Patri) defende que se for necessário, haja adequações neste contrato. “Queremos que a obra volte, o que não pode é ficar parada, com usuário pagando pedágio”. O governador entende que as partes precisam achar um “equilíbrio”, com adequação jurídica, para que os investimentos da rodovia sejam retomados.