Deputado pede interferência da União para impedir fim de ferrovia em MS
Deputado Eduardo Rocha (PMDB). / Foto: Wagner Guimarães e Victor Chileno/ALMS

O anúncio de desativação da antiga Ferrovia Noroeste do Brasil em Mato Grosso do Sul pode prejudicar o desenvolvimento econômico do Estado, afirmou o deputado Eduardo Rocha (PMDB). O parlamentar cobrou providências do governo federal para que o trecho Corumbá-Bauru continue ativo.

Nesta semana, a empresa Rumo/ALL, que obtém a concessão da linha férrea em Mato Grosso do Sul, sinalizou o fechamento da unidade de produção em Campo Grande e o fim da circulação do trecho Corumbá-Bauru (antiga Noroeste do Brasil) até o próximo dia 22. Apenas o trecho que corresponde a Corumbá e Três Lagoas deve permanecer funcionando.

Para o deputado Eduardo Rocha, a perda da ferrovia representa prejuízos para o setor econômico. “Fechar a ferrovia neste momento em que existe a previsão de investimentos em duas fábricas de celulose do Estado é muito ruim para o desenvolvimento porque o trecho é muito importante para o escoamento da produção”, ressaltou o parlamentar que pediu a interferência da União na questão. “O governo federal não pode permitir que a ferrovia que trouxe tanto desenvolvimento para Mato Grosso do Sul acabe”, completou.

Em Corumbá, a linha férrea é utilizada para transporte de minério de ferro para exportação e ainda de acordo com o Sindicato dos Ferroviários, foram demitidos no último dia 12 cerca de 100 dos 536 trabalhadores que fazem parte do setor no Estado.