Parlamentar é médico e discussão foi feita na Comissão de Saúde da Câmara Federal.

Deputado do MS leva debate sobre fornecimento de adrenalina autoinjetável pelo SUS
Geraldo é médico e propôs discussão na Comissão de Saúde. / Foto: Alex Ferreira - Câmara dos Deputados

Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados debateu, em audiência nesta terça-feira (4), projeto para distribuir gratuitamente adrenalina autoinjetável para pacientes do SUS no País. 

Segundo divulgação da Câmara, o pedido para a discussão foi feito pelo deputado federal do MS, Geraldo Resende (PSDB), que é autor do Projeto de Lei 85/24. 

Ainda conforme detalhado pelo site, a caneta para aplicação intramuscular da substância poderia ser usada pelo próprio paciente para evitar a anafilaxia, que é a reação alérgica grave e potencialmente fatal. 

Resende, que é médico, observa que a administração precoce da adrenalina é crucial para prevenir o avanço dos sintomas que representam risco de morte. 

"A crise anafilática é uma das mais dramáticas condições clínicas de emergência, tanto pela imprevisibilidade de aparecimento quanto pelo potencial de gravidade de sua evolução", destaca o parlamentar.

Foi dito que o produto não tem registro no Brasil, sendo assim os interessados precisam enfrentar dificuldades burocráticas para fazer a importação, além de arcar com custos que passam de mil reais.