Milhares de reclamações sobre ineficiência dos serviços e lugares a mais de 60h sem energia elétrica efetiva; Empresa diz que reforçou equipes, mas não fala números exatos.

Deputado acusa Energisa de falta de transparência na reparação dos estragos em MS
Empresa não divulgou quantitativo de equipes nas ruas. / Foto: Wesley Ortiz/Ilustração

Tempestade nunca vista antes em Mato Grosso do Sul pode ter escancarado a falta de preparo para situações de emergência da concessionária Energisa. São milhares de reclamações pela falta de energia elétrica em empresas e residências, e muitos lugares chegam a 60h no escuro. Para o deputado estadual Felipe Orro (PSDB), a empresa peca em não divulgar o número exato das equipes que trabalham nas ruas.

A Energisa divulgou que, diante da ocorrência, trouxe trabalhadores de outros estados para atender a região, mas Orro cita que a falta de transparência sobre a quantidade das equipes atuando para reparar os estragos indica um lamentável descaso com a população. 

Em comunicado, Felipe Orro destaca que "mesmo sendo em situação atípica envolvendo forças da natureza, o temporal escancara que: a Energisa presta um serviço ruim, o suporte é deficitário, a rede de distribuição é sucateada e a tarifa cobrada do consumidor não condiz com a qualidade do serviço prestado".

"Ainda que seja uma situação extraordinária, não nos surpreende a incapacidade da concessionária Energisa de sanar o problema de falta de energia de milhares de consumidores no Estado", disse Orro.
Quer transparência
O tucano solicitou transparência da empresa e pediu que ela forneça o plano de gerenciamento de crise e que forneça os dados precisos sobre previsão de reestabelecimento de energia.

Reuniões com gestores
Já o deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT) afirma que mantém diálogo com o Executivo de Campo Grande para ajudar a situação de emergência. O parlamentar não entrou em detalhes sobre os serviços da concessionária.

"Diante da catástrofe que foi as chuvas, nós, parlamentares federais, já estamos dialogando como viabilizar ajuda para a Prefeitura Municipal. Estamos dialogando com o prefeito, com todos os órgãos e empresas envolvidas neste processo de recuperação. Também precisamos de paciência neste momento, haja visto que foi uma tempestade que atingiu a cidade toda e, de acordo com os especialistas, não víamos uma situação assim há mais de vinte anos".