Delcídio do Amaral é transferido para sede do batalhão da PM do DF
Delcídio foi transferido para sede da PM nesta sexta-feira. / Foto: Agência Brasil

O senador Delcídio do Amaral (PT), preso desde o dia 25 de novembro, em Brasília, se transferiu da carceragem da Superintendência da Polícia Federal, para a sede do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Distrito Federal. Esta mudança foi pedida pela defesa e autorizada pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

De acordo com o site G1 de Brasília, o porta-voz da PM do Distrito Federal, o capitão Michello Bueno, confirmou a transferência, dizendo que o senador chegou às dependências da Polícia Militar por volta das 10h25, desta sexta-feira (18). O local fica próximo ao Palácio do Buriti, sede do governo, há alguns quilômetros da Esplanada dos Ministérios.

O senador foi preso em Brasília, pela Polícia Fderal, em decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), sob a acusação de ter tentado atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato, ao articular junto a família do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró, para que ele não aceitasse o acordo de delação premiada, oferecendo desde recursos mensais, até um possível plano de fuga.

Delcídio entrou com ação para deixar a prisão, porém esta foi negada pela Justiça, qeu alegou que não houve "mudança no estado dos fatos", que autorizasse a revogação da prisão ou um regime mais brando ao senador de Mato Grosso do Sul.

Na superintendência da PF, Delcídio estava em uma sala administrativa, que era usada por servidores de plantão, por isso teve que improvisar colchão para dormir. Ele recebia a mesma alimentação dos demais presos de passagem no local, sem acesso a celular ou televisão.

No novo local ficará em um alojamento de oficiais. Cada quarto tem duas beliches e um armário pequeno, tendo um banheiro entre os quartos, além de uma sala média com sofá e mesa de jantar no alojamento, com área próxima ao quintal, que pode ser destinada a banho de sol.