Juiz federal absolveu Delcídio e mais seis pessoas, incluindo o ex-presidente Lula, que eram acusados pelo crime de obstrução de Justiça.

Delcídio do Amaral aguarda deferimento para disputar o Senado
Delcídio do Amaral registra candidatura para o Senado. / Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O ex-senador Delcídio do Amaral (PTC) registrou candidatura junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e aguarda deferimento para disputar uma vaga no Senado. O médico Cesar Augusto Nicolatti, presidente municipal do Partido, pediu a renúncia da candidatura e o PTC tem direito a um substituto para disputar o Senado.

Segundo denúncia do Ministério Público Federal, acatada em 2016, Delcídio do Amaral, Lula, Bernardo Cerveró, Edson Ribeiro Filho, Diogo Rodrigues, Maurício Bumlai e José Carlos Bumlai teriam obstruído a Justiça na tentativa de comprar o silêncio do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró.

O juiz federal Ricardo Leite, da 10ª Vara da Justiça em Brasília, absolveu Delcídio e mais seis pessoas, incluindo o ex-presidente Lula, que eram acusados pelo crime de obstrução de Justiça.

De acordo com o juiz Ricardo Leite o processo de investigação não foi suficiente para reconstruir "a realidade fática", ou seja, "a prova fornecida foi deficiente". A prova se refere à gravação obtida pela Justiça.