Unidade está localizada no bairro Parque do Sol, em Campo Grande.

Defensoria investiga
Unidade está localizada no bairro Parque do Sol. / Foto: Divulgação/DPE

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, através do Nudedh (Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos), está investigando denúncias sobre irregularidades na Unidade de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias (UAIFA II), localizada no bairro Parque do Sol, em Campo Grande.

Na ocasião, foi instaurado um Procedimento Operacional e Consultivo (POC), que analisará as denúncias que vão desde ausência de separação de assistidos por perfil psicossocial à falta de porta nos banheiros.

“Em virtude dos registros, instauramos um Procedimento Operacional e Consultivo para mobilizar equipe específicas e acompanhar a situação da unidade. Enviamos ofícios ao Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, ao secretário municipal de Assistência Social e ao secretário municipal de Saúde”, pontua o defensor público, Mateus Sutana, coordenador do Núcleo.

Além disso, há informações de que, no interior do abrigo, há falta de controle quanto ao uso de drogas, portas dos dormitórios trancadas pelas noites, entre outros problemas.

Foi solicitada a realização de visita, por equipe técnica especializada da Vigilância Sanitária, que constatou diversas irregularidades. O prazo para as adequações necessárias será de 30 dias. Em caso de não cumprimento, um auto de infração previsto em lei poderá ser aplicado.