O prazo para declaração de Imposto de Renda em 2015 (referente aos rendimentos de 2014) vai começar em 2 de março e terminar em 30 de abril, segundo publicação da Receita Federal desta quarta-feira (4) no Diário Oficial da União.

Segundo a Receita, é obrigado a declarar Imposto de Renda quem recebeu rendimentos tributáveis de mais de R$ 26.816,55 ao longo de 2014.

Também é obrigado a declarar quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil.

Além disso, pessoas que tiveram, em qualquer mês, ganhos com a venda de bens ou direitos, ou realizaram operações em Bolsa de Valores e atividades similares, também devem declarar IR em 2015.

A declaração é on-line, e pode ser feita pelo programa de declaração da Receita, que pode ser baixado no site oficial (http://www.receita.fazenda.gov.br/), ou por smartphones e tablets, baixando o aplicativo "APP IRPF", disponível nas lojas Google Play (para usuários de Android) ou App Store (para o sistema iOS).

Se o contribuinte não entregar a declaração do IR dentro do prazo, estará sujeito a pagar uma multa de 1% sobre o total de imposto devido, mesmo que o Imposto de Renda já tenha sido pago.