Autoridades vistoriam produções em assentamentos do Departamento de São Pedro.

De olho no mercado, Paraguai monitora lavouras de maconha para uso medicinal

No marco do processo histórico de implantação do cultivo de cânhamo industrial (cannabis não psicoativa) no Paraguai, a Senad (Secretaria Nacional Antidrogas), em coordenação com o Ministério da Agricultura e Pecuária, Ministério da Indústria e Comércio e SENAVE, realizam o processo de fiscalização, apoio e assessoria aos pequenos produtores do Departamento de São Pedro.

Durante esta semana, pessoal da Diretoria de Registro e Fiscalização, do Laboratório Forense Especializado da SENAD e das instituições citadas, viajaram a locais como o Assentamento Corpus Cristhi - Calle 2000, em San Pedro del Ycuamandyyú, Assentamento Pedro Giménez em Santa Rosa, Assentamento Yvypé no distrito de Lima, Assentamento Santa Catalina, distrito Yrybucua.

Durante as visitas, eles monitoraram o andamento das lavouras, colheram amostras e georreferenciaram as produções. A atividade visa acompanhar e garantir o processo produtivo de acordo com os requisitos da respetiva regulamentação. Espera-se que as safras verificadas sejam colhidas em setembro.

Segundo a Senad, o benefício com “esse interessante item é para toda a cadeia produtiva, desde pequenos produtores até empresas que se dedicam à fabricação de produtos derivados do cânhamo industrial”.

“É importante destacar que o Paraguai está em um processo estimulante de abertura a novos negócios, que visa beneficiar principalmente os pequenos produtores. Com isso, busca-se um desenvolvimento alternativo às plantações ilícitas para milhares de compatriotas”, diz uma nota emitida pela Senad.