De olho no mercado, jovens procuram qualificação para atuar no sistema de ILPF

Em 2014 foram oferecidas, por intermédio do Pronatec Agro, 16 turmas de Assistente de Planejamento e Controle de Produção, com especialidade em bovinocultura de leite, corte e ILPF.

Um curso completo e que pode até ser considerado uma especialização latu sensu para quem acabou de terminar a faculdade no setor agropecuário. É assim que a engenheira agrônoma Nathalia Pereira Ribeiro, 22 anos, formada em 2014, define o curso de Assistente de Planejamento e Controle de Produção, na vertente ILPF – Integração Lavoura, Pecuária e Floresta, oferecido pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, por intermédio do Pronatec Agro – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Nathalia participa da capacitação iniciada em novembro e que terminará no dia 6 de fevereiro, com carga horária total de 240 horas.

Marion Henry Ribeiro Dantas, 23 anos, também formado em Agronomia, no ano passado, acredita que é uma oportunidade única para os profissionais que possuem afinidade com o sistema ILPF e que estão em busca de mais conhecimentos. “Não tenho dúvidas de que uma excelente chance de negócio para os profissionais do setor, visto que o sistema está em expansão em todo país. Obtive a informação que atualmente no mercado existe uma defasagem de 10 mil técnicos de ILPF e comprovei na prática, pois, apesar de não ter terminado a qualificação, já avalio algumas propostas de emprego”, relatou.

Os dois jovens compõem o grupo de 60 alunos participantes do curso de Assistente de Planejamento e Controle de Produção, com especialização em ILPF, fornecido por intermédio Pronatec Agro. A instituição também realiza cursos com vertente na área de bovinocultura de leite e de corte.

O instrutor do Senar/MS, Francisco Marcondes de Almeida, responsável pela turma de ILPF do Pronatec Agro, declarou que os alunos estão comprometidos com o aprendizado, a fim de incrementar o currículo profissional. “A demanda de alunos para qualificações do Pronatec foi ótima e observamos a disposição de todos em aperfeiçoar seus conhecimentos. A maior parte chega aqui já sabendo da expansão que o sistema ILPF conquistou e sabe que a dedicação resultará em oportunidades no mercado de trabalho”, argumentou.

Balanço 2014 - Ao final de 2014, a Instituição contabilizou um aumento expressivo, tanto no número de vagas oferecidas, quanto no número de alunos formados. Em 2013, foram oferecidas 92 turmas, contra 112 em 2014, referente a 14 opções de capacitações, incluindo as do Pronatec e Pronatec Agro. Enquanto isso, o número de alunos aumentou de 1.168 alunos para 1.384, com meta de ultrapassar dois mil concluintes em 2015. Os cursos com maior número de formandos foram os de Horticultura Orgânica, Bovinocultura de Leite, Assistente de Planejamento e Controle de Produção e Viveiricultor.

Na avaliação do superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, o crescimento do projeto realizado, em parceria com o Governo Federal, só foi possível pelo trabalho conjunto dos supervisores da instituição e mobilizadores dos Sindicatos Rurais de Mato Grosso do Sul. “Foram 25 municípios atendidos somente em 2014 e o envolvimento dos parceiros foi essencial neste processo. Nós recebemos as demandas de cinco ministérios e unimos força para atender o aspecto social do programa”, considerou. O aspecto social citado por Beretta se refere ao atendimento específico oferecido para 49 assentamentos do Estado e sete aldeias indígenas.

Para o fiscal federal agropecuário do Mapa – Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Fábio Akio Nizote, a parceria com a instituição foi produtiva e por isso aguarda a devolutiva do Governo Federal, para confirmar o cronograma deste ano. “Temos total interesse de continuar esta parceria com o Senar, que procurou adequar os cursos as demandas do ministério. Por isso, aguardamos agora, o fechamento e divulgação do calendário 2015 para divulgar o que será oferecido ainda este ano”, finalizou.