Cadela se destaca em certificações reconhecidas pela Liga dos Bombeiros Militares do Brasil.

De MS, cadela Laika é destaque em ranking nacional em certificações de resgate
/ Foto: Reprodução

A cadela Laika do CBM-MS (Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul) é destaque em certificação nacional. A cachorra da raça pastor holandês participou de diversas operações de resgate, incluindo as enchentes no Rio Grande do Sul, em 2024. 

Apenas dez cães em atividade em todo país possuem certificações válidas nas quatro modalidades operacionais de busca e salvamento reconhecidas pela Ligabom (Liga dos Bombeiros Militares do Brasil).

Cinco estados brasileiros contam com a “elite' dos binômios (dupla bombeiro militar condutor e o cão de busca). Em primeiro lugar, está Pernambuco (4), seguido por Santa Catarina (2), e Mato Grosso, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul (1). 

De acordo com informações da Conabresc (Conselho Nacional De Comandantes-Gerais Dos Corpos De Bombeiros Militares), a certificação demonstra excelência, dedicação e treinamento estruturado.


Além disso, outros animais também são certificados em odor específico, habilidade que exige alta precisão e concentração dos cães. Esse é TOP 10 binômios da Ligabom: 

KALI – Minas Gerais (MG)
LAIKA MS – Mato Grosso do Sul (MS)
BELA – Mato Grosso (MT)
THAYLA – Paraíba (PB)
HOKAY – Pernambuco (PE)
AYLA – Pernambuco (PE)
TOBY – Pernambuco (PE)
HULK – Pernambuco (PE)
BONO SC – Santa Catarina (SC)
NICK – Santa Catarina (SC)