De longe, hackers "invadem" e controlam carro com jornalista dentro
Hackers usaram um Jeep Cherokee 2014, mas outros modelos também estão sucetíveis. / Foto: Reprodução/Wired

Com o acesso à internet, a segurança digital de carros conectados é um novo motivo de preocupação para as montadoras. E dois hackers não vão descansar enquanto as montadoras não melhorarem os sistemas: Charlie Miller e Chris Valasek. Em reportagem com vídeo publicada no site da revista norte-americana "Wired", na última terça-feira (21), os dois invadiram e controlaram um Jeep Cherokee 2014, que era dirigido pelo jornalista Andy Greenberg, em uma rodovia a quilômetros de distância.

Com os hackers em uma casa, o experimento mostrou que é possível dar comandos em sistemas de conforto, como rádio e ar-condicionado, mas também para os freios, acelerador, transmissão e direção do veículo. Assista ao vídeo (em inglês) na Wired.

O sistema invadido pelos hackers, o Uconnect, equipa carros de todo o grupo Fiat Chrysler (FCA), inclusive da Fiat - no caso, o 500L, modelo que não é vendido no Brasil.

Procurada pelo G1, a Chrysler do Brasil diz que o Uconnect oferecido em carros vendidos no país é mais simples e não possui acesso à internet, como o do Cherokee vendido nos EUA que foi alvo do experimento.

Meses atrás, Miller e Valasek informaram a FCA sobre a brecha e foi desenvolvida uma atualização para o sistema, que deveria ser baixada pelos proprietários dos modelos sob risco.

De longe
Em 2013, Miller e Valasek fizeram um teste similar com Greenberg, mas os dois estavam dentro do carro, conectados ao sistema por meio de fio plugado a uma porta serial. Agora, eles mostram que é possível fazer isso pela internet, a quilômetros de distância do carro.

Segundo o relato do jornalista, até o momento em que eles estavam apenas brincando com o rádio, ar-condicionado e buzina foi divertido. A história mudou quando a transmissão foi desligada e o acelerador não funcionava no meio da rodovia.

Para Greenberg, o momento mais desesperador foi quando eles cortaram o sistema de freios, enquanto o SUV se encaminhava para uma vala à beira da estrada, em baixa velocidade.

Por enquanto, os hackers conseguem apenas controlar a direção quando o veículo está na marcha a ré, mas eles estão trabalhando para saber se é possível ter mais acesso aos controles. "É um tipo de falha que pode matar alguém", afirma Miller.