Os chamados foram feitos pelo Corpo de Bombeiros de Corumbá.

De helicóptero, mulher e idoso pantaneiros são resgatados
Mulher de 43 anos foi resgatada na região do Pantanal de Paiaguás. / Foto: Divulgação/Marinha

Apta a resgatar também pelo ar pessoas que vivem em regiões de difícil acesso e necessitam de atendimento de urgência ou emergência, a Marinha transportou de helicóptero na última sexta-feira e e no sábado, dias 21 e 22 de abril, uma mulher e um idoso de Paiaguás, no Pantanal sul-mato-grossense. Os chamados foram feitos pelo Corpo de Bombeiros de Corumbá.

A primeira a ser resgatada foi a mulher, de 43 anos. Ela sentia dores no peito e nas costas e também apresentava febre e dificuldade para respirar. O segundo foi o idoso, de 66 anos. A Marinha foi acionada após ele apresentar febre, síncope cardíaca e falta de ar.

Os dois pacientes se encontravam a cerca de 150 quilômetros do município de Ladário. As informações são do site Diário Online, de Corumbá.

De acordo com a fonte, os resgates ocorram com a aeronave do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste, organização militar subordinada ao Comando 6º Distrito Naval. Um médico do Hospital Naval de Ladário (HNLa) acompanhou a ação, prestando os primeiros atendimentos. Quando chegaram no heliponto do esquadrão, uma ambulância do Corpo de Bombeiros seguiu com os pacientes para a Santa Casa de Corumbá, ainda conforme o site corumbaense.

Duas aeronaves

Em 18 de março, a Marinha divulgou ter realizado resgates da mesma natureza utilizando duas aeronaves simultaneamente. Eles também ocorreram no Pantanal sul-mato-grossense.

As ações aconteceram dois dias antes, em 16 de março. Os resgates foram de uma mulher de 23 anos, moradora da Fazenda Lourdes, na região da Nhecolândia, a cerca de 100 quilômetros de Corumbá; e uma menina de 12 anos, residente na Colônia São Domingos, localizada a aproximadamente 70 quilômetros de Corumbá.

A primeira aeronave foi acionada para resgatar a mulher. Ela estava no quarto mês de gestação e relatava hemorragia intensa. Na sequência, a segunda aeronave decolou-se para buscar a criança, que apresentava fraqueza, fortes dores abdominais e crises de desmaios havia três dias.

Após a chegada no helioponto, ambulância do Corpo de Bombeiros seguiu com as pacientes para a Santa Casa de Corumbá.

Conforme informações da Agência de Notícias da Marinha, 10 resgates no Pantanal foram realizados entre janeiro e março de 2023.