Na manhã desta sexta, a revista 'Veja' publicou a informação de que a ministra da Família e dos Direitos Humanos teria pedido demissão após cansaço

 Damares Alves diz que vem recebendo ameaças de morte, mas nega estar cogitando deixar governo Bolsonaro
Campanha deve ser lançada em 25 de maio / Foto: Jorge William / Agência O Globo

A ministra Damares Alves negou que estaria deixando o cargo no governo Bolsonaro . Segundo informações da revista "Veja", a titular da pasta da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos teria pedido demissão, alegando cansaço e saúde debilitada após quatro meses no ministério, além de ameaças de morte.

— Informo que não pretendo sair do governo — disse em nota ao GLOBO.

A ministra, que coleciona polêmicas à frente do cargo, disse ainda em entrevista ao programa " Jornal da Manhã", da rádio Jovem Pan (leia mais abaixo) na manhã desta sexta-feira que vem recebendo ameaças de morte e que se mudou para um hotel, em Brasília.

O novo endereço, porém, tem sido mantido em sigilo por questões de segurança. O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) orientou ainda a ministra a não antecipar informações sobre sua agenda, que é bastante movimentada, com viagens frequentes para eventos oficiais.

Na entrevista à rádio, Damares reforçou que fica no cargo "até o dia que o presidente Bolsonaro precisar de mim, entender que eu sou útil, e até minha saúde aguentar."

"Quando fui convidada para ser ministra, já estava pedindo aposentadoria, estava parando por um processo de cansaço, de exaustão. O problema não são as ameaças, é o processo de cansaço e exaustão. No momento que estava parando, aceitei. Nenhum ministro está trabalhando menos do que 15h por dia neste governo. De 15h a 18h por dia", complementou a ministra.

"Não vou deixar o governo, não. Tenho muita coisa para fazer, para desenvolver."



Em sua conta pessoal no Twitter, ela afirmou novamente que fica até quando o "presidente Bolsonaro quiser e Deus me der saúde. E olha, tenho muita".

Ameaças desde o começo do governo

"No momento da posse, vocês todos ficaram sabendo que havia ameaças a mim e ao presidente Jair Bolsonaro. Houve até uma situação de bombas, e foram encontrados artefatos em uma igreja no DF. A partir daí, eu fiquei numa análise de risco e fiquei tendo cuidado. Tive que sair de casa, fui pra um hotel, estou no hotel até hoje e fazendo uma análise do momento em que posso voltar pra casa. Essas ameaças vêm via Facebook, redes sociais. Mas sempre fui vítima de ameaças, não é porque sou ministra, não", contou.

Ela atribui os ataques ao fato de lidar com "temas polêmicos, como o crime organizado".

"Vamos lembrar que pedofilia é crime organizado. Legalização das drogas, que eu me coloco de forma veementemente contra, tem crime organizado. Crianças desaparecidas, tráfico de mulher também", elencou.

E concluiu, dizendo que as ameaças estão sendo investigadas.

"Estou tendo todo o cuidado possível. Confesso que elas não me assustam, não."

Ministério recheado de mulheres e polêmicas

Desde que assumiu o ministério, para o qual nomeou uma maioria de mulheres nas suas secretarias que tratam de temas tão diversos quanto ensino domiciliar, suicídio e automutilação, a pastora vem colecionando polêmicas.

Além de vídeos antigos, em que fala sobre sexo com animais e faz lobby, com as mãos "sujas de sangue", contra o aborto, o começo de sua gestão foi marcado por outros registros, como um em que ela diz que "menino veste azul e menina veste rosa", no dia da cerimônia de posse.

Jesus no pé de goiabeira

Uma das primeiras polêmicas envolvendo a ministra foi um vídeo, que circulou antes que ela tomasse posse, em que Damares diz durante um culto evangélico que viu Jesus Cristo em cima de um pé de goiaba, aos 10 anos, quando pensou em se matar. A "revelação", segundo a então assessora de Magno Malta, aconteceu nos fundos da casa de seu pai. Damares conta que subiu na árvore e preparava para tomar um veneno quando "avistou Jesus caminhando em sua direção".

Damares desistiu, ainda,  de lançar o livro "Jesus sobe no pé de goiaba”  , sua autobiografia. O livro teria sido lançado em dezembro.

'Menino veste azul e menina veste rosa'

No dia de sua posse, em 2 de janeiro, um vídeo tomou as redes sociais. Nele, Damares  afirma que é inaugurada agora uma "nova era" no país, em que "menino veste azul e menina veste rosa"  . As imagens foram gravadas no dia da cerimônia de transmissão de cargo na qual Damares assumiu a pasta. No discurso de posse, a ministra já havia afirmado que "menina será princesa e menino será príncipe".