Renovação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) receberá participação de Instituições de educação superior. Sugestões serão analisadas pela Daes/Inep.

A renovação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos cursos superiores de Medicina, ocorrida em 2014, em decorrência do Programa Mais Médicos, criou a necessidade de atualização.

Com isso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu na quinta-feira (20) consulta pública com o objetivo de receber contribuições para o aprimoramento do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação. Todas as instituições de educação superior estão convidadas a participar.

“O Mais Médicos está promovendo uma grande reestruturação da formação médica brasileira. Além da ampliação quantitativa do ensino superior, está realizando mudanças qualitativas no formato do curso de Medicina. Uma dessas mudanças é o foco na Atenção Básica e na Medicina de Família.

Essa é uma área muito gratificante da medicina, mas, infelizmente, até então pouco explorada na formação do profissional”, afirmou o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Hêider Pinto.

As propostas devem ser encaminhadas até 4 de setembro, por meio de formulário disponível no Portal do Inep.