Hospital aguarda os trâmites legais com o MEC (Ministério da Educação), para formalizar a proposta

Curso de Medicina da Santa Casa deve sair do papel até 2027, afirma instituição
Hospital aguarda os trâmites legais com o MEC (Ministério da Educação), para formalizar a proposta / Foto: Madu Livramento, Jornal Midiamax

A Santa Casa de Campo Grande está prestes a tirar do papel os planos de criar sua própria faculdade de Medicina. A previsão é de que a primeira turma do curso tenha início até o primeiro semestre do ano de 2027. Até lá, a instituição aguarda os trâmites legais com o MEC (Ministério da Educação), para formalizar a proposta. 

Para poder oferecer o curso, é necessária a participação no processo seletivo do MEC por meio do Edital nº 05/2024, que concede a habilitação institucional para a oferta da graduação em Medicina. 

 

Conforme informações da assessoria de comunicação do hospital, a instituição aguarda a homologação da inscrição, para formalizar uma proposta para a implantação do curso. 

“O processo será conduzido em conformidade com os trâmites técnicos e acadêmicos exigidos, incluindo a apresentação integral do PPC (Projeto Pedagógico de Curso), que contemplará as diretrizes curriculares nacionais e os parâmetros de excelência da formação médica”, diz o hospital. 

Escola da Saúde 
Atualmente, a Santa Casa de Campo Grande possui diversos cursos na área da saúde, oferecidos através da Escola da Saúde da Santa Casa, que funciona desde 2015. Lá, os alunos têm a oportunidade de receber treinamento e capacitação de todos os profissionais da assistência. As aulas são oferecidas no formato presencial, semipresencial e EAD (ensino à distância).

Com mais de 49 cursos, algumas das opções são: ventilação mecânica básica, cálculo e administração de medicamentos, curso de brigada de incêndio, manejo clínico da amamentação para facilitadores, prevenção contra infecções, prevenção de quedas, noções de enfermagem em instrumentação cirúrgica, dentre outros.