Croácia goleia Kosovo em partida histórica e assume a ponta no grupo I
Jogadores croatas comemoram um dos gols da vitória sobre Kosovo por 6 a 0 nesta quinta-feira, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018. / Foto: EFE/Armando Babani

Reconhecido como nação pela Fifa, o Kosovo enfrentou logo primeira partida oficial em casa a Croácia nesta quinta-feira, em duelo entre antigos integrantes da Iugoslávia, e acabou sendo goleado por 6 a 0, pelo grupo I das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018.

A seleção kosovar, que na estreia havia empatado com a Finlândia como visitante, não conseguiu a fazer frente a um adversário com atletas consagrados, como o meia Modric e o atacante Mandzukic, e acabou sendo presa fácil no estádio Loro Boriçi, em Shkoder.

Mandzukic foi o grande nome do jogo, marcando os três primeiros gols da Croácia, que não pôde contar com o meia Rakitic, ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Mitrovic, Perisic e Kalinic completaram o placar elástico.

A goleada levou a seleção comandada por Ante Cacic à liderança da chave, com quatro pontos e cinco gols de saldo, enquanto o Kosovo caiu para a lanterna, com um.

Quem também foi a quatro pontos é a Islândia, que obteve uma vitória de virada de forma heroica sobre a Finlândia em casa, em Reykjavik. Os visitantes venciam até os 45 minutos do segundo tempo, quando Finnbogason empatou em 2 a 2. Aos 51, o próprio camisa 11 selou o triunfo.

Já Turquia e Ucrânia empataram em 2 a 2 em Konya e têm dois pontos cada. A seleção visitante abriu 2 a 0, com Yarmolenko e Kravets, mas Tufan e Çalhanoglu balançaram a rede uma vez cada e deixaram tudo igual.

No grupo D, a briga pela ponta está embolada, com quatro equipes com quatro pontos conquistado cada. Áustria e País de Gales, que vinham de vitórias na estreia, empataram em 2 a 2 em Viena. Já Sérvia e Irlanda, que ficaram no 2 a 2 na primeira rodada, hoje venceram Moldávia fora por 3 a 0 e Geórgia em casa por 1 a 0, respectivamente.