Petista já foi a nove países com comitiva governamental em 2023; ele deverá encontrar o Papa Francisco e tentar convencê-lo a visitar o Brasil.

Criticado por viagens internacionais, Lula vai visitar Vaticano e Paris neste mês
Lula é recepcionado em Hiroshima, no Japão,onde participou da reunião do G20 em maio. / Foto: Ricardo Stuckert/PR/Divulgação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou na sua agenda mais duas viagens internacionais até o fim deste mês. Criticado pela insistência em estar fora do país, Lula já realizou seis viagens (nove países ao todo) com comitiva governamental em 2023: Argentina e Uruguai; Estados Unidos; China e Emirados Árabes; Portugal e Espanha; Reino Unido; e Japão.

De acordo com informações do Palácio do Planalto, os próximos embarques internacionais do presidente serão para o Vaticano, em 21 de junho, e Paris, em 22 e 23. Ou seja, viagens consecutivas e que devem durar quase uma semana considerando o tempo de deslocamento ao continente europeu. Conforme levantamento da Jovem publicado em 13 de maio, Lula é o presidente que mais viajou desde a redemocratização. No Vaticano, Lula deverá se reunir com o Papa Francisco para convencê-lo a visitar o Brasil.

Os dois mantiveram conversa telefônica no mês passado, quando o petista teria convidado o líder da Igreja Católica a vir ao país. “Lula ainda relatou ao papa suas conversas com outras lideranças em busca da paz na Ucrânia e lamentou a escalada do conflito na região”, informou o governo, por meio de nota.O presidente lembrou, ainda, dos esforços de Francisco pela “preservação da Amazônia contra as forças que atacam a floresta”.