Pai deve responder por abandono de incapaz.

Criança que saiu dirigindo na BR foi deixada sozinha em casa com a irmã de 14 anos
Pai deve responder por abandono de incapaz. / Foto: Imagem Ilustrativa - Crédito: André de Abreu

A criança de 10 anos, encontrada dirigindo na BR-060, foi deixada sozinha em casa sob os cuidados da irmã de 14 anos. Os pais saíram de Paraíso das Águas e deixaram os menores, enquanto vieram para Campo Grande resolver pendências particulares. 

O pai do menino, encontrado em um posto de gasolina, responderá por abandono de incapaz. O filho pegou o carro da família, para segundo ele, salvar o pai depois de receber suposta ligação dizendo que o homem estava em perigo.

O genitor, que estava na companhia da madrasta e do filho mais velho, de 20 anos, só ficou sabendo do ocorrido após contato da Polícia Militar.

Na delegacia, ele confessou que as crianças ficaram sozinhas no imóvel enquanto viajou com o restante para resolver problemas particulares.

Os pais foram informados pelas autoridades policiais dos procedimentos a ser realizados e da responsabilidade penal a ser imputada ao genitor pela responsabilidade e a necessidade de cuidado com o seu filho, onde vai responder por abandono de incapaz, classificado como de perigo concreto, em decorrência do risco efetivo demonstrado nas circunstâncias apresentadas.

Maus-tratos

Para a polícia, o menino ainda informou que era maltratado pela madrasta e apanhava com panela e cabo de vassoura quando lavava a louça e ela não ficava bem limpa.

Diante da situação, o Conselho Tutelar foi acionado e levou a criança para um abrigo.