Criador do Megaupload lança serviço criptografado de chamadas de vídeos
Megachat oferece chamadas de áudio e vídeo

Quando Kim Dotcom foi preso em 2012 por violar leis antipirataria dos Estados Unidos, ele afirmou que seu site de compartilhamento de arquivos, o Megaupload, voltaria para a web melhor e mais seguro. Dotcom cumpriu com a promessa e criou o Mega, que agora lança um serviço de chamadas de áudio e vídeo criptografado.

O MegaChat funciona de forma parecida com o já conhecido Skype, apesar de ainda estar na versão Beta e não oferecer mensagens de texto e videconferências. O diferencial, segundo o criador, é a segurança oferecida.

"Nenhum prestador de serviços on-line com sede nos EUA pode ser confiável com seus dados. O Skype não tem escolha. Eles precisam fornecer backdoors [acesso remoto ao sistema] ao Governo dos Estados Unidos", afirmou Dotcom no Twitter. O empresário também usou a rede social para provocar a empresa rival, com a mensagem "Tchau, tchau, Skype".

O serviço do Megachat funciona no navegador sem a necessidade de instalar arquivos ou extensões, mas oferece aplicativos para Chrome e Firefox que melhoram seu desempenho. Para acessá-lo, basta criar uma conta a partir de um endereço de email.