ONU inicia Semana Mundial de Consciência sobre os Antibióticos, informando a população sobre o uso do remédio que, quando feito de forma indevida, aumenta chances de resistência da bactéria.
Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em vários países revelou a falta de informação associada ao crescimento da resistência ao antibiótico e suas formas de prevenção.
O anúncio foi feito pela agência da ONU nesta segunda-feira (16), durante o lançamento da Semana Mundial de Consciência sobre os Antibióticos.
O fenômeno de resistência ao antibiótico acontece quando a bactéria muda e se torna resistente ao remédio usado para tratar as infecções. As principais causas do aumento desse fenômeno são a ingestão excessiva ou a interrupção do medicamento, além de falta de conhecimento sobre como usar.
De acordo com pesquisa feita pela OMS em 12 países, cerca de 64% dos entrevistados acredita que antibióticos podem ser usados em casos de gripe, apesar do remédio não ter efeito em vírus, somente em bactérias.
Outros 32% responderam que acham que devem parar de tomar antibióticos assim que se recuperam e não esperam o fim do período de tratamento prescrito.
“O crescimento da resistência ao antibiótico é uma crise de saúde global, e governos agora reconhecem isso como um dos maiores desafios para a saúde pública.
Isso está alcançando altos níveis perigosos em todas as partes do mundo”, afirmou a diretora-geral da OMS, Margaret Chan.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!