Coxim: Praça Flutuante, Pronto Socorro e IML são pautas de reuniões em Campo Grande

O prefeito Aluizio São José esteve na segunda-feira (02) em Campo Grande participando de reuniões de interesse da população coxinense. Os assuntos discutidos foram à reforma da Praça Flutuante, do Pronto Socorro  do Hospital Regional e do IML.

No período da manhã o encontro foi na Caixa Econômica Federal, onde foram discutidos os projetos para reforma da Praça Flutuante e do Pronto Socorro do Hospital Regional. “Ambas as obras trarão benefícios à população, a primeira que é um ponto turístico de nossa Coxim e a segunda irá trazer melhorias nos atendimentos de emergência no Hospital Regional”, afirmou o prefeito Aluizio São José.

 

Já no período da tarde, Aluizio esteve na Secretaria de Estado de Segurança e Justiça Pública (Sejusp) para conversar sobre o Instituto Médico-Odontológico Legal (IML) de Coxim, que atualmente está dentro do Estabelecimento Penal Masculino do município.

De acordo com o Perito Criminal, Wanderley Serrou Camy, que Coordena a Regional Norte de Perícias e Identificação de Coxim manter as duas instituições no mesmo local é inseguro. “É perigoso tanto para os servidores públicos que ali trabalham, quanto para os agentes penitenciários que custodiam os internos do presídio”.

Em conversa junto ao Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Silvio Maluf, foi exposta a situação pelo prefeito Aluizio São José, juntamente com o vereador Celsinho da Perícia, Major Dupin do Corpo de Bombeiros e setor de obras da prefeitura.

Existem três possibilidades para melhorar as condições de trabalho dos peritos do IML. A primeira seria a construção de um muro que separasse as instituições. A segunda seria a transferência do Instituto para o Hospital Regional, com a construção de uma sala adjacente para deposito de remédios, e a sala que atualmente é usada para este fim seria destinada ao IML. Ou ainda, a construção de uma nova sede.

“Em todas as situações haveria gastos, porém a situação mais ideal seria a transferência do IML para o Hospital Regional. No entanto o ônus do investimento deverá ser rateado entre as partes envolvidas”, afirmou o secretário de Justiça.

Ficou acertado ao final da reunião que o Conselho de Segurança de Coxim, composto pela Polícia Militar, Polícia Civil, Coordenadoria Regional da Regional Norte de Perícias e Identificação, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar Ambiental, irá discutir sobre as alternativas junto à prefeitura de Coxim e posteriormente será marcado um novo encontro na Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.

“Há boa vontade de todas as partes envolvidas, apenas vamos esperar a decisão do Conselho de Segurança para que junto a Sejusp possamos achar uma solução que melhor atenda a demanda do IML”, finalizou o prefeito Aluizio São José.

Participaram da reunião, além dos citados: o diretor-presidente da Agepen, Pedro César Figueiredo Lima; arquiteto da Sejusp, Fábio Alex Correa e o superintendente de Segurança Pública da Sejusp, Delegado Antônio Carlos Videira.

Coxim: Praça Flutuante, Pronto Socorro e IML são pautas de reuniões em Campo Grande
Coxim: Praça Flutuante, Pronto Socorro e IML são pautas de reuniões em Campo Grande
Coxim: Praça Flutuante, Pronto Socorro e IML são pautas de reuniões em Campo Grande