Corpo de Bombeiros de Maracaju se torna 13º Subgrupamento de Bombeiros Independente
Comandante e Militares do 13º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Maracaju. / Foto: Arquivo MaracajuSpeed.

A independência da unidade de Maracaju antes denominada 3ºSGBM/2ºGBM, que era totalmente interligada ao quartel dos Bombeiros com sede na cidade de Dourados o 2º GBM.

A partir do dia 28/11/2014 através do Decreto Nº 14.089 publicado em data acima mencionada no Diário Oficial onde o governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, assinou o decreto de criação da independência do quartel de Maracaju passando a se chamar 13º Subgrupamento de Bombeiros Independente.


A independência do 13º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Maracaju atende uma reivindicação antiga e, sobretudo, fornecerá mais autonomia para a unidade de Maracaju. “A desvinculação do 13º do quartel da cidade de Dourados possibilitará que nós tomemos as decisões diretamente aqui, eliminando assim grande parte da burocracia exigida até então e oferecendo mais agilidade em muitos serviços prestados à população”, reforçou o comandante do Corpo de Bombeiros aqui de Maracaju o Capitão Edimar Santos Gonçalves.

O prefeito de Maracaju, Maurilio Azambuja frisa que com o 13º Subgrupamento de Bombeiros Independente será necessário mais investimento por parte do governo do Estado, para a aquisição de equipamentos, contratação de profissionais, além da construção e adequações de novas estruturas ao quartel de nossa cidade. “Atualmente, contamos com 19 bombeiros, número que precisa aumentar para atender a nossa população”, frisou o Prefeito Maurílio Azambuja.

Contudo o 13º Subgrupamento de Bombeiros Independente de Maracaju através do Decreto Nº 14.089 publicado no Diário Oficial atenderá as cidades de Maracaju e Rio Brilhante, sendo subordinado apenas ao CBI (Comando de Bombeiros do Interior).