Corpo de Bombeiros de Dourados realiza treinamento sobre uso de desencarcerador

Foi realizado treinamento aos militares do 2º Grupamento de Bombeiros de Dourados, em especial aos novos soldados recém-chegados a unidade. O exercício consistiu em explicações teóricas e práticas sobre o uso de desencarcerador, equipamento, utilizado principalmente em acidentes automobilísticos, que tem a finalidade de retirar pessoas presas às ferragens e capacidade para amassar, cortar e tracionar diversos tipos de materiais.

Durante o treinamento foram abordados critérios de uso, conservação e manutenção básica dos equipamentos e ferramentas específicas para desencarceramento em salvamentos terrestres. A parte prática ocorreu em um ferro velho, na região central de Dourados.

A prática contribuiu sobremaneira, para o aperfeiçoamento e manuseio dos equipamentos de salvamento, com a missão de reduzir o tempo de trabalho e minimizar danos materiais.

Dourados é cortada por rodovias Federais e Estaduais, com um grande fluxo de veículos circulando e com isso, aumenta-se o risco de acidentes inclusive com veículos de grande porte, como caminhões e carretas.

O treinamento é essencial, haja vista que não sabemos onde ou quando teremos que atuar. Desta forma, estar preparado para atender a quem precisar é a nossa missão. Não podemos deixar de citar, que a prática leva a perfeição e com isso, treinar é crucial para o melhor atendimento e aprimoramento das técnicas de resgate de pessoas presas às ferragens, diz a nota dos Bombeiros.