Órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente é responsável, entre outras atividades, pela prevenção de incêndios florestais.

Coronel da PM é nomeado presidente do Instituto Chico Mendes
Lorencini era presidente interino. / Foto: Reprodução

Segundo coronel a assumir o cargo desde a nomeação de Ricardo Salles como Ministro do Meio Ambiente, Fernando Cesar Lorencini assume efetivamente a posição de presidente do ICMbio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (22). Ele atuava há um mês como interino do órgão, desde a saída do coronel Homero de Giorge Cerqueira, em 21 de agosto.

O Instituto Chico Mendes é responsável pela gestão das Unidades de Conservação de todo o país, além de suas fiscalizações e planejamento de ações para combate a incêndios florestais. Segundo a Folha de S. Paulo e o Estado de S. Paulo, a saída de Cerqueira foi devido a discordância dele com o ministro Ricardo Salles sobre a forma de combate aos incêndios no Pantanal.

Em maio de 2019, Lorencini é formado em direito e atuava como diretor de planejamento do órgão. Ele também é coronel da Polícia Militar e, segundo o G1, está entre os policiais envolvidos no massacre do Crandirú em 1992. Ainda segundo a Folha de S. Paulo, Lorencini não respondeu por homicídio, mas por lesão grave contra um dos 111 detentos mortos na chacina.