Criadores da raça nelore de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás já inscreveram cerca de 400 animais para participarem do julgamento que integra a programação da primeir Copa Centro-Oeste. O evento que acontecerá entre os dias 5 e 15 de março, avaliará os animais de alta carga genética quanto a sua morfologia, produtividade, funcionalidade e padrão racial. Os julgamentos serão divididos em categorias e realizados durante a terceira Expo Cerrado, no Parque de Exposição Agropecuária Ludovico Teixeira, em Goiânia.

Segundo a organização do evento, Associação Goiana do Nelore (Nelore GO), a expectativa é de que 450 animais participem do julgamento, e além de estado do Centro-Oeste, mineiros e paulistas também devem participar desta primeira edição da Copa. Cerca de 80% das argolas reservadas até o momento são goianos, os demais se dividem entre MT, MS e MG.

Os pecuaristas que se dedicam à criação de nelore, raça mais difundida no país, têm até a próxima quinta-feira (5) para inscreverem os animais que participarão dos julgamentos. “A vantagem para os pecuaristas é de poder mostrar a genética nelore do seu estado e fortalecer um intercâmbio entre os criadores, gerando negócios e valorizando a criação das regiões envolvidas”, afirma o presidente da Associação Sul-Mato-Grossense de Criadores de Nelore (Nelore MS), Thiago Moraes, que já confirma a participação de pelo menos sete criadores de Mato Grosso do Sul na edição primeira edição da Copa Centro-Oeste.

A organização da Copa é dividida com as associações de MT e MS e terá sua segunda etapa sediada em Rondonópolis (MT) em agosto e finalizará as atividades de 2015 em Campo Grande (MS), no mês de novembro, quando serão anunciados os melhores criadores e expositores do Centro-Oeste.

A entrada dos animais para a avaliação genética acontecerá entre  5 e 9 de março, e o julgamento será dividido em 12 categorias, entre elas: novilha menor, novilha maior, fêmea jovem, fêmea adulta, progênie de mãe, bezerro, júnior menor, touro jovem, touro sênior e progênie de pai. A pontuação atingida na Copa Centro Oeste poderá ser utilizada no ranking Estadual correspondente ao estado do criador competidor.