Conhecimentos técnicos para gestão de propriedades, foi tema da palestra do Programa Soja Plus para os produtores de Maracaju

Os produtores rurais de Maracaju participaram de palestra sobre o Programa Soja Plus na noite desta quarta-feira (14), no Tatersal de Leilões do Parque de Exposições do munícipio. O consultor da Aprosoja para o Programa, Laurindo Petelinkar apresentou as vantagens do Soja Plus aos produtores presentes.

Ele falou sobre a proposta de conhecimentos técnicos para a gestão de propriedade ofertadas de forma gratuita pelo Soja Plus aos produtores. “O programa vem com essa linha de pensamento, de melhorar a gestão, olhando a propriedade rural como um todo, na gestão de pessoas, meio ambiente e trabalho e gestão de mercado”, explicou.

O presidente do Sindicato Rural de Maracaju Juliano Schmaedecke  falou sobre a importância do produtor rural aderir ao Programa em sua propriedade, “com as orientações técnicas é possível conhecer mais das questões ambientais, e consequentemente tornar sua propriedade efetivamente sustentável”, salientou.

O Soja Plus, programa que recebe o apoio institucional do Sistema Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS e oferece capacitação gratuita à 252 propriedades rurais do de Mato Grosso do Sul. O programa promovido pela Aprosoja/MS - Associação dos Produtores de Soja de MS, confirmou a participação de novos produtores de Maracaju.

O programa já percorreu os municípios de Nova Andradina, Anaurilândia e Antônio João e, até o final de setembro, além de Maracaju, tem parada confirmada em Dourados.

 Entre as linhas de atuação estão a qualidade de vida, técnicas de produção, viabilidade econômica, qualidade do produto e responsabilidade social.

Nesta primeira etapa, os agricultores de cada região têm a oportunidade de conhecer mais da iniciativa. “Na palestra de sensibilização os produtores são apresentados à proposta do programa e, conforme a necessidade de cada sindicato rural, são repassados dados técnicos sobre legislação e segurança no trabalho rural, momento em que os produtores podem tirar dúvidas sobre o assunto”, coordenador do programa, Raul Roa.

Desde 2014, início do programa, 252 propriedades recebem gratuitamente capacitação do Soja Plus. Com cartilhas, cursos sobre saúde, segurança, adequação de construções rurais, código florestal, dias de campo e visitas técnicas para monitoramento. Para participar é preciso fazer o cadastro no site sojaplus.org.br.

Confirmando a participação, o produtor receberá materiais técnicos com as melhores práticas agrícolas e ferramentas de gestão da propriedade.  Agricultores e trabalhadores rurais também participam de treinamentos, dias de campo e troca de experiências com outras propriedades.

Conhecimentos técnicos para gestão de propriedades, foi tema da palestra do Programa Soja Plus para os produtores de Maracaju