Com modernas cidades, templos históricos e fontes de águas termais, país guarda muitas belezas.

Conheça o charme de Taiwan, que deve reabrir rapidamente para o turismo no pós-pandemia
Uma das cidades com o menor índice de coronavírus do mundo, Taiwan tem cidades modernas, templos históricos charmosos e uma natureza de tirar o fôlego. / Foto: Divulgação

Quando a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) passar, a ilha de Taiwan provavelmente será uma das primeiras a abrir as portas para turismo. Com 429 casos da doença e 6 mortos em uma população de 23 milhões de habitantes, o local conseguiu conter os avanços do vírus, apesar da proximidade com a China, e se tornou referência no combate a pandemia.

Não é de hoje que Taiwan faz sucesso no turismo. Localizada 180 km a leste da China, a nação tem cidades modernas, templos tradicionais chineses e relevo montanhoso de encher os olhos.

Ainda não há como voar diretamente para Taiwan, que fica ao sul do Japão e ao norte das Filipinas, sendo necessário realizar conexões em cidades como Dubai e Istambul.  

Não espere um destino territorialmente enorme. Taiwan tem 36 km² de extensão, tudo bem conectado pelo trem-bala, que chega até 300 km/h. A região da costa oeste é o ponto principal para quem deseja conhecer as maiores cidades e principais atrações, enquanto a costa leste é ideal para os apaixonados por natureza.  

Taipei

A capital de Taiwan é Taipei. Belíssima, a cidade mescla as tradições orientais com as influências do resto do mundo. O destaque vai para os mercados locais, as torres e os templos históricos.  

Na cidade, os roteiros mais populares indicam que o passeio deve começar pela Praça da Liberdade, com 240 m² de extensão e que homenageia a transição democrática do país, quando se afastou da China.  

O local é porta de entrada para o Memorial Nacional Chiang Kai-shek, que guarda a história do país e homenageia o político de mesmo nome, responsável pelo corte de relações com a China continental.  

Entre os templos que vale a pena conhecer, encante-se por Longshan, que atrai centenas de fiéis e turistas todos os dias.  

Águas termais

O distrito de Beitou, próximo de Taipei, é famoso pelas águas termais que têm, uma das mais acessíveis do mundo. O passeio é relaxante e tranquilo.  

Seguindo esse caminho há também Tainan, uma das cidades mais antigas e que foi capital durante o período imperial, com várias lembranças em forma de artefatos e ruínas. O caminho de Taipei até Tainan pode ser feito por meio de um trem-bala.  

Na lista de atrações da cidade há também as áreas costeiras, com parques de preservação ambiental, e Guanzihling, o principal destino de águas termais do país.

Hualien

Cidade montanhosa no Oceano Pacífico, Hualien é um dos locais mais bonitos de Taiwan e perfeito para quem gosta de passear de bicicleta.