Para divulgar que está à frente em inovação, muitas empresas de tecnologia divulgaram na web algumas “mentiras” que nunca chegaram ao mercado ou que apenas foram apenas boatos para despertar o interesse nos usuários que curtem bastante as novidades tecnológicas.
Não sendo exclusividade dos usuários apenas, o dia 1º de abril também faz parte do calendário das grandes marcas de tecnologia que costumam inventar alguns lançamentos de produtos e serviços que são do interesse das pessoas que curtem o universo “high-tech”.
No Correio INFO de hoje, conheça algumas “inverdades” inocentes direcionadas para a área tecnológica com objetivo de comemorar o dia da mentira.   

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
Com a afirmativa de que atualmente as famílias têm mais animais de estimação que propriamente filhos, a Sony promoveu o lançamento de uma das suas linhas de produtos de áudio afirmando que tinha sido criado para os pets.
Com  hashtag #techforpets (tecnologia para pets), a Sony fez o anúncio de três produtos diferentes: o K9 4K TV é uma televisão para cachorros, que carrega no azul e no amarelo enquanto enfraquece os tons de vermelho e verde. Outro produto anunciado foi o controle remoto “paw-friendly”, que dava a condição de ser comandado por intermédio das patas de qualquer cão em que o aparelho de TV vinha até com a função de Skype.
Entre os produtos que não chegaram ao mercado e foram anunciados, M3-OW KittyCans é um fone que foi criado para os felinos. Esses animais de estimação não gostam de ser incomodados, então o fone fica com uma luz acesa, parecendo que está ligado o tempo todo.  Além disso, a Sony criou as caixas de som In-Cage para “hamesters”, que sincronizam o ritmo da música por meio da velocidade da rodinha em que os animais se exercitam.

COBRANÇA POR PALAVRAS
Uma das mentiras que foi disseminada pela internet foi que o Twitter começaria a fazer a cobrança por vogais postadas na rede social que compartilha os 140 caracteres, sendo que as consoantes seriam gratuitas.
As vogais fariam parte do pacote “Premium” e custariam 5 dólares por mês. Esse trote dizia que línguas não latinas não serão afetadas, então os tweets em japonês, chinês, árabe ou coreano poderiam ser postados sem restrição. Apesar dessas vogais pagas, o Twitter também divulgaria que iria criar a possibilidade para um caractere a mais por cada mensagem publicada: o 141º caractere seria cobrado de acordo com sua popularidade.

TESOURO DO PIRATA
O Google Maps realizou um anúncio voltado para um novo recurso, sendo que era possível visualizar o mundo como se fosse o mapa do tesouro pirata.
A pegadinha envolveu as pistas e tesouros escondidos para quem deseja passar o tempo jogando.  A equipe do serviço de mapas do Google encontrou um baú na costa de Madagascar. Dentro dele, havia mapas antigos que pertenceram a um famoso pirata.
A partir de agora havia a necessidade de escanear os documentos e decifrar todos os códigos contidos nele. Para que isso pudesse acontecer, era necessário obter a ajuda de todo o planeta: quem não se interessa por uma misteriosa caça ao tesouro? Tudo isso era uma mentira que foi contada pelo Google, mas o vídeo deixava uma pulga atrás da orelha e a vontade de que o “Treasure Mode” fosse realmente verdadeiro.

GOOGLE NOISE
Considerada como uma das empresas que mais gosta de fazer “pegadinhas” no dia 1º de abril, o Google já realizou o anúncio de uma ferramenta que permite fazer buscas de aromas por meio da internet.
Já pensou em ter condição de matar a saudade do cheiro do armário da vovó usando o mecanismo de busca? Que tal sentir o cheiro de um cachorro molhado ou do veículo 0Km?
Com uma pitada de humor, a página do Google vende seu produto oferecendo sensações de aroma em sua pesquisa. O sistema possui características que  propõem ao usuário concentrar em seus sentidos para ir além de digitar, falar e tocar para ter o conhecimento de uma nova notação de sensações.
Por intermédio da solução, é proporcionado ao usuário ser o seu próprio “sommelier” na internet, tendo o acesso em imagens, descrições e aromas dos painéis de conhecimento selecionados por especialistas.
Essa tecnologia do Google afirma que existe uma base de aromas com mais de 15 TB de fragâncias, além de incluir o sistema “SafeSearch” tiver a suspeita na consulta com os cheiros no mecanismo de busca.
O Google Nose usa novas tecnologias e outras já estabelecidas para oferecer a experiência olfativa por meio do “Street Sense” que aspiraram e indexaram milhões de quilômetros atmosféricos dos veículos automotores. Além disso, há também a Detecção de odores voltada ao ambiente Android que coleta cheiros no sistema operacional voltado aos dispositivos móveis.

YOUTUBE VAI ACABAR
Uma das pegadinhas que assustou os internautas foi a de que o YouTube, portal voltado para o compartilhamentos de vídeos, estava com os dias contados e iria tirar o serviço do ar.
O anúncio do YouTube foi acompanhado por meio de um concurso para selecionar o melhor vídeo já publicado no site. E todos os outros seriam excluídos do sistema, sendo que não teria mais inscrições de novas contas no serviço.
A mentira aconteceu há 2 anos  e, nesta ocasião, o melhor vídeo do mundo seria descoberto depois de dez anos, em 2023, quando o site, então, voltaria a funcionar. Tudo isso não passava de brincadeira!

LENDO EM UMA LULA
Uma empresa japonesa pregou uma peça e preparou a primeira lula e-reader, a IKA Player. O aparelho possuía capacidade de fornecer aos usuários os principais títulos da editora Kodansha, além de ser capaz de gerar sua própria energia, usando tinta natural em vez das tintas digitais. Ela contava com a tecnologia de retroiluminação, armazenava milhões de livros e possuía um “tentáculo” que poderia ser acoplado ao corpo do usuário.

IMAGENS PELOS CORREIOS
Mais uma mentira que foi anunciada para os internautas foi a que deu a possibilidade de retroceder no tempo e enviar as imagens pelos Correios.
Chamado de Imgur, esse serviço prometia enviar a sua imagem e, depois do período de duas a três semanas, ter a condição de receber o endereço de URL com a foto carregada.
Neste dia 1º de abril não acredite em tudo que estiver na web, pois há alguém que pode querer contar uma mentira!