Cidades próximas a Campo Grande guardam recantos com cachoeiras e trilhas impressionantes.

Conheça as belezas que o interior de MS pode oferecer
Vale do Bugio é uma reserva ecológica na região de Corguinho e tem uma beleza singular. / Foto: Divulgação

Mato Grosso do Sul está cheio de lugares impressionantes, de encher os olhos e aquietar o coração. Tudo isso a poucos quilômetros de Campo Grande. Da Usina Abandonada, já conhecida de alguns campo-grandenses, até a Furna da Conquista, em Sidrolândia, há muitas opções para quem deseja curtir um dia de aventura ou paz. 

Segundo uma das idealizadoras do grupo Elas Trilham, Mariana Castelar, assim como a Usina Abandonada, há vários locais impressionantes no Estado e que estão próximos da Capital. 

“Entre os meus favoritos estão as cachoeiras da Usina Abandonada e a Furna da Conquista, em Sidrolândia. Foram locais que me encantaram pela beleza de estar muito perto de Campo Grande e por não saber que tem isso aqui”, ressalta.

Mariana conta que na trilha da Furna da Conquista, distante a 40 km da Capital, a mata ainda está preservada. “Eu lembro que a mata é fechada dos dois lados e a terra chega a estar úmida. A água é um pouco gelada”, confessa. Fora isso, as meninas já visitaram e indicam a Cachoeira do Peixe, em Rio Negro, as cachoeiras de Furnas do Dionísio, em Jaraguari, e Furnas da Boa Sorte, em Corguinho, sendo que todos esses passeios podem ser feitos em um dia, ida e volta, e aos domingos.

CORGUINHO

O guia turístico e proprietário da Trilha Extrema, Cristevan Frederico Veloso, 39 anos, explica que, por conta da preservação ambiental, muitos proprietários de fazenda estão restringindo a entrada a grupos de trilha, como os de Mariana, ou a empresas especializadas. 

“Os locais que são muito acessíveis sofrem com o vandalismo, lixo e até fogo. Estamos brigando pelo turismo de Mato Grosso do Sul para que ele seja mais consciente e responsável”, acredita.

Para Cristevan, os visitantes precisam compreender a importância da preservação. “Há locais em Minas Gerais em que a entrada é R$ 10,00, mas ninguém joga lixo”. 

Quem deseja colocar em prática o turismo consciente pode incluir na agenda lugares especiais do Estado, como no Recanto da Elo, em Jaraguari. No local, há uma taxa de entrada de R$ 10,00, e lá é servida uma paella tradicional da cidade.

Também em Jaraguari, há as Furnas de Dionísio, com diversas cachoeiras e trilhas. O local fica a apenas 30 km de Campo Grande. “Outro lugar em Jaraguari são as Cachoeiras do Rio Jatobá, que recebem apenas grupos fechados e oferecem refeições no local”, explica Cristevan. 

Em Corguinho, a dica é a região do Assentamento Boa Sorte, uma região quilombola que fica a 85 km de Campo Grande e tem belíssimas cachoeiras. A Reserva Vale do Bugio é um dos locais mais bonitos e impressionantes da região.

RIO NEGRO

Por fim, Rio Negro é o local ideal para quem deseja um turismo de aventura. “Existe uma série de possibilidades em Rio Negro. Algumas das maiores cachoeiras do Estado estão lá e há espaços para a prática de paraquedismo, mountain bike, rapel. Na Estância Arco-Íris, já existe receptivo preparado para receber turistas e no local tem trilha, caverna, inscrição rupestre, cânion – isso a 154 km de Campo Grande”, diz Cristevan.