Conheça 5 motivos por que o álcool pode detonar sua dieta no carnaval

Para muita gente, carnaval é sinônimo de um consumo maior de bebida alcoólica. No entanto, para quem correu atrás do prejuízo e fez ou ainda faz dieta para brincar durante os dias de folia com tudo em cima, o álcool pode ajudar a detonar os bons resultados.

“Na dieta usual, o álcool, mesmo em doses pequenas, pode atuar diretamente no ganho/perda de peso e atrapalhar tudo”, afirma a nutricionista e consultora do Instituto Nyoá, Renata Ressurreição.

Entenda os motivos:

1) Em fins comparativos, 1g de álcool equivale a 7kcal. Essa quantidade é maior que a de 1g de carboidrato (4kcal) e a de 1g de proteína (4kcal), perdendo apenas para os lipídeos (9kcal)

2) São calorias vazias, ou seja, não recebemos nenhum aporte de nutrientes e minerais.

3) Diferentemente de proteínas e carboidratos, o álcool não pode ser armazenado no nosso organismo. Sendo assim, ele é convertido em carboidrato ou gordura. Ele é gerador de gordura localizada.

4) O álcool é responsável pelo aumento de um hormônio ligado diretamente ao estresse, o cortisol, que estimula ainda mais o acúmulo de gordura, principalmente na região abdominal. Cada pessoa é única, alguns armazenam nos quadris, outros nas coxas, barriga, flancos, cada um com seu local específico.

5) Durante o consumo de álcool, é normal que se coma petiscos como azeitonas, queijos etc. Por isso, o segredo é beber moderadamente! Aumente a ingestão de líquidos e não beba álcool sem ter comido nada anteriormente.