Arte na Academia: é esse o nome do novo projeto conjunto entre a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e a Confraria Sociartista, que prevê exposições de artes visuais, a partir desta quinta-feira, na sede da ASL.

Confraria Sociartista e Academia Sul-Mato-Grossense de Letras lançam projeto
Novo projeto conjunto entre a Academia Sul-Mato-Grossense. / Foto: Divulgação

Arte na Academia é o nome do projeto conjunto entre a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL) e a Confraria Sociartista, que vai realizar exposições de artes visuais em todas as últimas quintas-feiras de cada mês na ASL, unindo-se às apresentações dos Chás e das Rodas Acadêmicas promovidos pela entidade literária.

O objetivo das duas instituições é fortalecer a divulgação das artes visuais como ferramenta de enriquecimento cultural, com a representatividade diversa de expressões culturais e estéticas.

A iniciativa foi divulgada na semana passada pelo presidente da ASL, Henrique de Medeiros, e pelo presidente da Confraria Sociartista, Fernando Anghinoni, tendo ainda a presença de Pedro Guilherme, ex-presidente da Confraria.

Serão cinco exposições este ano, todas durante os Chás e as Rodas Acadêmicas que são realizadas pela ASL sempre nas últimas quintas-feiras de cada mês, até novembro. 

Segundo Henrique de Medeiros, a parceria é de extrema importância, pois “permite a apreciação, o entendimento e o diálogo em torno da arte”. “Ela enriquece a cultura, educa, inspira e promove o desenvolvimento pessoal e coletivo, tudo dentro dos objetivos culturais da ASL”, completa.

Para Fernando Anghinoni, a presença da Confraria Sociartista nessas atividades da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras “valoriza e promove as artes visuais, incentivando a construção de uma sociedade mais criativa, inclusiva e culturalmente rica”.

A primeira exposição, com abertura nesta quinta-feira, vai abordar a produção de dois integrantes da Confraria Sociartista, os artistas Fernando Anghinoni e Antonio Lima. O nome da mostra será “Dois Olhares sobre a Arquitetura de Campo Grande”.

O ex-presidente da confraria Pedro Guilherme destacou que as exposições que serão montadas vão permitir que sejam apreciadas diversas formas de expressão artística, com muita sensibilidade estética e criatividade.

A CONFRARIA
A Confraria Sociartista é uma associação de profissionais das artes visuais em Mato Grosso do Sul que busca representar uma ampla variedade de expressões artísticas em diferentes estilos, retratando as experiências do cotidiano e o imaginário de seus artistas.

Plural e democrática, seu objetivo é promover atividades culturais, oferecer oficinas e realizar pinturas ao vivo para diversas comunidades.

Com sete anos de existência, a confraria tem sua sede localizada na Av. Nelly Martins (Via Park), em um espaço totalmente dedicado à divulgação das artes visuais, onde ocorrem encontros culturais mensais, palestras, cursos e exposições de arte.

As artes visuais em Mato Grosso do Sul tem na Confraria Sociartista a representação de seu panorama contemporâneo e regional.

A ACADEMIA
Com uma trajetória de 52 anos, a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras é uma instituição dedicada às atividades literárias e culturais. Ao longo de sua existência, tem se empenhado na defesa da língua vernácula e na promoção da arte literária, valorizando e incentivando todas as formas de expressão artística e manifestações culturais nacionais e estaduais.

Entre os eventos tradicionais da academia estão o Chá Acadêmico da ASL e a Roda Acadêmica da ASL, realizados intercaladamente em todas as últimas quintas-feiras de cada mês e que reúnem os acadêmicos, seus familiares e o público em geral.

Esses eventos são gratuitos e contam sempre com a presença de um convidado de destaque. A ASL é composta por 40 imortais ocupando suas cadeiras acadêmicas, todos com uma significativa contribuição cultural para o cenário sul-mato-grossense.