Quem nunca sonhou em conquistar uma vaga de emprego, ali mesmo durante a entrevista com o empregador? Se você acredita que isso não é possível, engana-se, alerta o consultor de Recursos Humanos e coordenador de curso da Anhanguera, professor Jayro de Sousa.

Para os jovens que buscam uma boa oportunidade, Sousa ressalta que o candidato deve apresentar-se com roupas formais ou sociais, conforme o setor exija, e não se atrasar ou chegar muito adiantado. “Nunca use trajes que são depreciativos para a boa apresentação de um profissional”.

O consultor diz que outro fator que contribui para passar uma boa impressão ao empregador, é o candidato buscar informações a respeito da empresa até para argumentar as possíveis colocações durante a entrevista. “Não é recomendável fazer brincadeiras, falar de assuntos fora da pauta, usar gírias, mascar chiclete e nem bala”.

O candidato deve tratar as pessoas com gentileza e educação, pois estão todas envolvidas com o procedimento de sua contratação. “É importante ter uma visão holística, não bajular, nem falar palavras agressivas e controlar a ansiedade”, pontua. Ele reforça ainda que os candidatos que buscam a primeira colocação no mercado de trabalho devem apresentar os cursos realizados, idiomas falados, habilidades, conhecimento e atitudes que possam favorecer a contratação.

As redes sociais podem ajudar na seleção ou mesmo prejudicar a escolha, para isso não acontecer, a recomendação do especialista é não se expor demais na internet, pois pode mostrar um lado que não agrada aos valores da empresa. Para expor as habilidades profissionais o mais recomendado é o Linkedin.

O consultor lembra que é preciso elaborar um currículo claro e objetivo, destacando a escolaridade, cursos e experiências. Um currículo bem feito, além de se diferenciar dos demais, auxilia o empregador a identificar o perfil do candidato e analisar se ele realmente se enquadra na vaga ofertada. O conteúdo deve estar com letra comum, tamanho 12, apenas na cor preta, sem utilizar o recurso de negrito.

Além do nome, endereço, idade, estado civil, sexo e contato de telefone e e-mail, não é necessário incluir dados de documentos pessoais. Outra recomendação importante é verificar no site da empresa o contato para encaminhar o currículo.

“Estas são algumas dicas interessantes. Procure melhorar seu currículo adicionando novas competências, mas sempre mantendo foco em sua profissão. Não desista, pois chegar aonde se quer quando há determinação é apenas questão de tempo”, finaliza o profissional.