Maioria dos brasileiros considerou energia cara no ano passado.

Confira dicas para economizar na energia em tempos de isolamento social
Uso consciente da energia para ajudar na conta de luz no fim do mês. / Foto: Valdenir Rezende/ Correio do Estado

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, as pessoas estão ficando mais em casa, seja quem está cumprindo quarentena, ou mesmo trabalhando em home office. Com isso, há uma tendência forte de aumento em tudo, principalmente no consumo de energia elétrica. 

No ano passado, a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) realizou levantamento e descobriu que 87% dos brasileiros consideram que a energia elétrica é cara ou muito cara. 

Porém, no fim do mês passado, Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu manter até dezembro deste ano, a bandeira verde que vai deixar a conta de energia mais barata, dependendo do consumo consciente.  

Para a professora universitária do curso de Engenharia Elétrica do Centro Universitário Anhanguera, Marcela Onizuka, mesmo com boa hidrografia para geração de energia hidroelétrica, o país enfrenta problemas para garantir a geração de energia e assim é importante ter consciência no consumo. “Mesmo com uma hidrografia invejável e com novas hidrelétricas sendo construídas, não conseguimos garantir uma condição favorável de disponibilidade para geração de energia de forma uniforme ao longo do ano inteiro”, disse. 

Sem muitas alternativas, confira dicas para economizar e dar aquela força na conta de luz no fim do mês. 

 — Entenda a potência do aparelho

Algumas pessoas compram aparelhos ou equipamentos por impulso, ou por recomendação do vendedor. Elas têm em casa a melhor fritadeira elétrica, a chapinha mais quente, o chuveiro com maior vazão, por exemplo. Muitas vezes, essa potência toda não se justifica. Entenda e dimensione sua potência para o uso adequado, para não gastar muita energia com a finalidade de fazer o aparelho funcionar. ​Observe, também, a eficiência do aparelho.

— Geladeira e fogão próximos não combinam

Esses dois equipamentos próximos podem interferir no consumo de energia um do outro, devido às diferenças de temperatura. Um exige mais "força" do outro e o consumo aumenta sem necessidade​, pois o calor do fogão, quando a geladeira está ao lado, pode atrapalhar muito o desempenho do equipamento. Procure posicioná-los em locais distantes para garantir o funcionamento adequado.

— Dê preferência por aparelhos certificados PROCEL

Até algumas marcas de carros já possuem o selo PROCEL, os que possuem a categorização por letras. Os selos com classificação "A", são considerados mais eficientes, ajudam o meio-ambiente e o bolso do consumidor.

— Não demore no chuveiro

Além de ser um dos aparelhos que mais consome energia na residência, passar muito no chuveiro representa o desperdício de água. Lembre-se que não temos energia para todos e alguém lá na ponta pode ficar sem.

— Evite "gambiarras" elétricas

Avalie se as ligações dos eletrodomésticos estão corretas e se o fio não está derretendo. Se um fio está esquentando, ele consome energia. Não ligue 2, 3 ou 4 aparelhos em um benjamin (ou T) na mesma tomada, isso também produz efeito ‘joule’ (quando a energia elétrica se transforma em energia térmica, ou seja, calor), consome energia e aumenta a possibilidade de incêndios.

— Não deixe aparelhos em Stand-by

 Os aparelhos, quando ficam em stand-by, também consomem energia. Essa ação pode representar até 12% do consumo total do aparelho. Se não utiliza o aparelho com tanta frequência, tire-o da tomada e o gasto de energia cairá.