Confira dez dicas para divulgar melhor e sem custos seu negócio pela internet

Ao montar uma empresa, a última coisa que um pequeno empreendedor quer é elevar suas despesas além do que já gastou com burocracia, estoque e infraestrutura, mas nenhum negócio vai adiante sem propaganda. As redes sociais e os blogs são a solução para quem pretende divulgar produtos e serviços sem comprometer o orçamento, com crescimento de vendas de até 50%. Para ajudar quem dá os primeiros passos como empresário, o EXTRA lista dez dicas para utilizar bem as ferramentas digitais.

Professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Ana Erthal destaca que é possível criar um blog usando uma ferramenta simples e gratuita como o Blogger.com ou o Wordpress.com:

— Não é necessário pagar pelo serviço. O sistema é bem fácil de usar, com dicas que explicam como criar páginas e como inserir posts, fotos ou vídeos. Eles têm páginas com templates, que são formatos prontos. Basta escolher um, botar o conteúdo e divulgar.

A vantagem do blog é que os clientes localizam a empresa mais rapidamente (a ferramenta faz a indexação automática no Google, facilitando a busca do interessado num produto ou num serviço), e o conteúdo pode ser mais institucional (valorizando sua marca).

— Crie uma página no Facebook. É a rede social de que todos participam, ou seja, boa parte de seu público estará lá — diz.

A especialista ressalta ainda que não é necessário publicar no Facebook tudo o que já está no blog. Um deve complementar o outro. Uma ideia é fazer posts na rede social com links que levem ao blog e vice-versa:

— As pessoas gostam de dicas, promoções e de se ver na página das marcas de que gostam. Crie um conteúdo relevante, capaz de atrair mais clientes.

Ana sugere usar imagens de produtos, equipes, pontos de venda e consumidores:

— Prints com imagens motivacionais são bacanas.

Márcia Mesquita, de 55 anos, é empresária do ramo de massas congeladas. Como não tem uma loja, ela aposta na internet para alavancar os negócios:

— Aceito pedidos por meio de dois telefones fixos e dois aparelhos celulares, além de alimentar com informações uma página no Facebook (https://www.facebook.com/massas.marcia.7?fref=ts) e outra no Instagram (Massas_Marcia). Resolvi divulgar mais o negócio quando uma cliente não conseguiu contato, e eu perdi um jantar para 200 pessoas. Foi aí que a empresa engrenou de vez.

O brasileiro está cada vez mais empreendedor. É o que revela um levantamento feito pela Serasa Experian. Somente de janeiro a julho de 2014, foram criadas, em todo o país, 1.115.630 empresas — um avanço de 2,9% em comparação com o mesmo período de 2013. A principal dica para 2015, no entanto, é ter mais cautela.

— Este ano será difícil e, antes de pensar em abrir qualquer negócio, é preciso ter uma reserva financeira para suportar alguns meses de baixo faturamento, o que é normal numa empresa recém- aberta — afirma o consultor em Gestão de Pessoas Eduardo Ferraz.

Por outro lado, diz ele, as crises no mercado podem sinalizar boas oportunidades para quem tem uma mente empreendedora, como o lançamento de produtos adequados à determinada demanda. Por isso, é preciso estar atento.