Isso deixa uma enorme oportunidade de se adquirir algo não desejado, em vez de tomar uma decisão de compra mais racional.

Confira como não cair em pegadinhas na hora de comprar seu seminovo
/ Foto: Pixabay

Mesmo com a grande quantidade de informações automotivas disponíveis na internet, muitas pessoas ainda compram carros seminovos em apenas alguns dias após a decisão de compra.

Isso deixa uma enorme oportunidade de se adquirir algo não desejado, em vez de tomar uma decisão de compra mais racional. Tome cuidado, pois em muitos casos, ao adquirir um carro, você pode estar caindo em uma cilada!

Lembre-se, como comprador, que você deve estar no controle durante todo o processo e deve fazer muitas escolhas ao longo do caminho antes mesmo de entrar em uma concessionária ou revenda de veículos.

Com tantas informações confiáveis disponíveis, mesmo que você já tenha uma forte preferência pelo veículo que deseja, se você demorar algum tempo para fazer alguma pesquisa e tiver uma mente aberta, poderá ficar agradavelmente surpreso com o resultado.

Partindo dessa necessidade de se pesquisar e encontrar a melhor oportunidade, acompanhe algumas dicas para procurar corretamente por carros à venda em Campo Grande!

Deixe seu orçamento falar mais alto sempre

Ao considerar uma compra de veículo seminovo, as linhas de acessibilidade podem ficar facilmente embaçadas devido às diversas opções de financiamento disponíveis. Um comprador sábio compra um veículo novo com base no que ele ou ela pode realmente pagar. Mantenha a mente aberta e você poderá se surpreender com a lista de veículos dentro da sua faixa de preço.

A acessibilidade é uma questão multifacetada porque o processo de compra de carros pode consistir em várias considerações financeiras. Isso ajudará se você determinar, com precisão e honestidade, qual é o valor do seu carro atual, quanto de um adiantamento você pode fazer e uma quantia razoável que você pode administrar para pagamentos mensais.

Alguns pensamentos cuidadosos e honestidade fria e dura pagarão grandes benefícios mais tarde. Muitos compradores compram carros que estão além do orçamento, desejam pequenos adiantamentos, julgam drasticamente suas capacidades em relação aos pagamentos mensais e, em seguida, desejam reduzir os pagamentos mensais estendendo a duração dos empréstimos, o que leva a problemas no processo futuro.

Outro elemento-chave é decidir o que fazer com o carro atual. Como regra geral, pode valer mais a pena vendê-lo você mesmo, para uma festa particular, do que trocá-lo. Mas muitas pessoas não querem gastar tempo e se esforçar para fazer isso. Você deve entender que, se você trocá-lo, provavelmente não terá tanto dinheiro como se o vender sozinho. O maior problema para a maioria dos compradores é o preço do carro novo. Felizmente, é fácil determinar o preço sugerido e descobrir pelo menos um intervalo para um preço de transação realista também não é muito difícil.

Seu veículo atual - troque ou venda você mesmo

Se o seu carro estiver em condições extremamente boas e você tiver registros de serviço impecáveis, pode valer a pena vendê-lo por conta própria. Por outro lado, se o seu carro precisar de muito trabalho, você pode acabar gastando mais dinheiro do que pode se recuperar - então dê uma olhada realista antes de decidir. Para troca, pesquise o valor do seu veículo atual na Tabela Fipe.

Esse valor - com base nas condições do seu veículo - é uma representação precisa do que você espera oferecer ao negociar seu veículo em uma concessionária, pois informa o preço médio do mesmo modelo em todo o Brasil.

Então, se você decidir trocar seu veículo, lembre-se de que o revendedor deve assumir a responsabilidade de preparar sua troca para revenda. Esse processo geralmente inclui inspeções mecânicas e de poluição atmosférica, além de reparos para deixar o carro pronto para ser vendido ao próximo proprietário. Isso custará dinheiro ao revendedor, e o revendedor constará isso no negócio. Se você preferir vender seu veículo a uma pessoa particular, verifique que tipo de reparos precisará fazer, uma vez que você será o único responsável por preparar seu veículo para venda, além de definir e negociar um preço justo por ele.

Fique atento à segurança do veículo desejado

Existem dois aspectos de segurança. Um deles é chamado de "segurança passiva", que se preocupa principalmente com a proteção dos ocupantes no caso de um acidente. Na maioria das vezes, a segurança passiva é o trabalho do carro, embora os ocupantes tenham a responsabilidade de usar os cintos de segurança. Os recursos associados à segurança passiva incluem airbags, zonas de amarração com absorção de energia, pré-tensores de cinto de segurança, dispositivos de proteção para a cabeça e similares. O outro aspecto é chamado de "segurança ativa", que se preocupa principalmente por não ocorrer o acidente em primeiro lugar. Na maioria das vezes, a segurança ativa é o trabalho do motorista, mas algumas características importantes do carro podem ajudar o motorista a evitar acidentes. Esses recursos incluem itens como freios antibloqueio, controle de tração e controle de estabilidade. A importância relativa desses recursos pode variar de acordo com o seu estilo de direção e onde você dirige.

Qualidade do veículo e da marca importam!

Uma análise on-line de como seus veículos favoritos avaliam a qualidade pode ser uma verdadeira surpresa. Anos atrás, a qualidade se referia apenas à ausência de defeitos em um carro. Agora, organizações de pesquisa, como a Fipe, expandiram suas análises de pesquisa para cobrir aspectos positivos de carros novos. Esta informação valiosa é fornecida na forma de classificações dos veículos mais vendidos no país. No lado da ausência de defeitos, às vezes descrito como "as coisas deram errado", você pode descobrir como o carro avalia a qualidade mecânica, de recursos e acessórios e a qualidade da carroceria e do interior. Para aspectos positivos da qualidade, conhecidos como "as coisas correram bem", você encontrará classificações de desempenho, conforto e estilo. Há também uma pontuação para a experiência da concessionária com base no "Índice de Atendimento ao Cliente". E esses dados influenciam muito na confiabilidade do brasileiro numa marca. É por isso que Volkswagen, Chevrolet e Ford acabam tendo mais valor de mercado, pois são marcas que desde os anos 60 trabalham estes aspectos de atendimento e confiabilidade dos brasileiros.

Agora que você conheceu algumas dicas importantes para não cair em pegadinhas na hora de comprar seu carro usado, aproveite para compartilhar este post em suas redes sociais!